Todos de Olho na On2

Amanhã, 17/02/2010, haverá uma reunião na cidade de Clifton Park, NY. Nela, os acionistas da On2 Tecnologies Inc. decidirão se a empresa será vendida e incorporada à Google. Não é a primeira vez que é tentada esta compra (em verdade, desde agosto/2009), mas ela tem encontrado grandes resistências dos sócios minoritários, o que fez a Google até aumentar a oferta. Amanhã será feita a última tentativa de fechamento do negócio.

Esta empresa é detentora de importantes patentes de compressão de vídeos para computadores e celulares.


Este negócio, se concretizado, poderá modificar para sempre as bases do vídeo na Internet.

Primeiramente, devemos considerar que a Google é líder mundial em transmissão de vídeo pela Internet, via YouTube. Neste contexto, possuir tecnologias aptas a permitir a melhor compressão dos vídeos é vital. Segundo a On2, a sua tecnologia de compressão VP8 apresenta a mesma qualidade visual com redução de espaço de 40% com relação ao codec H-264, este hoje amplamente usado, principalmente porque é adotado pela Apple. Veja o quadro mostrado no site da empresa:

Se considerarmos apenas este dado, já haveria justificativa para a aquisição desta tecnologia, porque o YouTube recebe 20 horas de vídeo por minuto, ou seja, 28.800 horas de vídeo por dia. Em outras palavras, reduzir 40% o espaço para armazenamento, corresponderia a economizar o espaço de 11.520 horas de vídeo por dia (345.600 horas por mês ou 4.147.200 horas por ano). A toda evidência, é um ganho de escala enorme.

Não fosse isso, vale lembrar que a Google não possui um codec de vídeo próprio, ao contrário, por exemplo, da Microsoft, que possui o seu Windows Media Video (WMV) e da Apple, que tem o seu QuickTime, este baseado no codec H-264, isto só para falar nos grandes players do mercado e que usam codecs proprietários.

Do lado das tecnologias de código aberto, temos como a mais conhecida o Theora, que, por sua vez, é derivado do On2 VP3, que teve o seu código tornado público. O Theora tem como o seu maior apoiador o navegador Firefox.

Aparentemente, o codec VP8 da On2 está um passo à frente dos demais e poderá representar um grande avanço no uso de vídeo na Internet.

Além disso, espera-se que a Google, ao adquirir as patentes da On2, seguindo a sua tradição, torne o VP8 num open source, o que criaria a possibilidade de que terceiros o implementem. Espera-se ainda que a Google lance rapidamente um aplicativo de codificação de vídeo baseado no VP8. Fico aqui imaginando um Picasa com editor de vídeo VP8 ou até mesmo um editor de vídeos na Web, dentro da página do YouTube.

Por todos estes motivos, deveremos aguardar com muita atenção esta reunião de amanhã, às 4 horas da tarde, hora local (19 horas em Brasília).



13 Replies to “Todos de Olho na On2

  1. Eu sempre imaginei esse editor de vídeos online para o Youtube, mas já com o tanto de banda que é consumido e que provavelmente a publicidade não paga por completo, é viável implantar um sistema que aumente consideralmente o que já não dão conta?

  2. Sobre o encoder On2 VP8 e Google Merger Update, estou sabendo agora atraves desse artigo.

    Mas eu ja conhecia o formato VP6 que, inclusive,voce pode experimentar um free demo do encoder Flix Pro que tem On2 VP6 – Two pass encoding On2 VP6-S for High Definition output – no website da companhia:
    http://www.on2.com/index.php?365

    Mas ainda continuo a preferir o H.264 do QuickTime Pro para subir alguns dos meus web videos no YouTube em HD Alta Definicao com tamanhos de arquivos compactos.

    Agora, sobre a possibilidade do Google tornar o On2 VP8 num open source… é de dar agua na boca. Wow! Que assim seja. rsrsrs

    by NilmaBostonRio

  3. Ricardo Pilatti,
    Podemos falar do buscador Google ou da empresa Google. No caso, estava falando da empresa Google. Daí o uso do gênero feminino.
    Abraços,
    Rômulo

  4. Aee Rene…, obrigado por (pelo menos me) avisar o motivo de nao ter liberado minha informacao/post com o link do jornal q mostrava a noticia do acordo…

    Assim que se fazem leitores mesmo..

Comente!