Google ameaça processar o criador do ‘Orkut Ouro’

Começou a circular pela internet, na manhã de hoje, uma falsa mensagem sobre o lançamento do Orkut Ouro. O site/serviço seria uma versão avançada do Orkut tradicional, e permitiria, aos usuários do novo serviço, entre outras coisas:

“Ver a lista completa de quem visitou o seu perfil, quantas vezes e quais páginas dele viu, mesmo que essa pessoa tenha desabilitado a opção de visitantes recentes e não tenha Orkut Ouro.


Ver todas as fotos, recados e vídeos de todos os usuários do Orkut que não têm Orkut Ouro, mesmo que estejam com cadeado.

Nunca ser bloqueado por ninguém que não tem Orkut Ouro.

Entrar em qualquer comunidade moderada, a menos que o dono também tenha Orkut Ouro. Neste caso, você será o primeiro da fila de moderação para ser aprovado.

Álbum de fotos sem censura.

Google maps em tempo real, com GPS.

Visualizar mensagens, recados, comentários, fotos e depoimentos de usuários Orkut Ouro.”

Para fazer parte do Orkut Ouro, o usuário deveria enviar, à um determinado endereço de e-mail, informações como nome completo, e-mail do cadastro no Orkut e a senha. Isso mesmo, o e-mail e a senha de acesso.

Segundo informado no site, os dados seriam “necessários para verificarmos a autenticidade da sua conta. Até 3 dias úteis após o envio deste email seu período de testes do Orkut Ouro começará e você receberá um email com instruções de pagamento“.

Depois que o assunto chegou ao Trend Topics do Twitter, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, informou que a empresa estava “apurando para saber se é algum tipo de golpe” e que as medidas cabíveis estavam sendo estudadas.

Quando a coisa começou a ficar feia, o autor do lançamento voltou atrás, negando a existência do suposto serviço e dizendo que “Orkut Ouro foi uma BRINCADEIRA“.

Segundo informou o G1, mais de 100 pessoas enviaram os dados ao suposto novo serviço. Informou, ainda, que segundo o autor da brincadeira, nenhuma informação contida nas mensagens recebidas por ele foi utilizada e que as mensagens foram prontamente apagadas.

De acordo com o advogado especialista em direito eletrônico Rony Vainzof, os jovens cometeram dois crimes: o de violação de marca e o de falsa identidade. “Eles utilizaram a marca do Orkut indevidamente, induzindo terceiros a confusão”, explicou em entrevista por telefone ao G1.

“Como é um crime de iniciativa privada, o próprio detentor da marca precisa propor ação criminal se achar pertinente. Se por meio dessa mensagem eles [os jovens] conseguiram ter acesso às senhas e entraram em algum perfil para alguma prática, pode caracterizar o crime de falsa identidade”, afirma Vainzof.

11 Replies to “Google ameaça processar o criador do ‘Orkut Ouro’

  1. Na verdade, isso começou ontem de madrugada, inclusive, criei álbuns com a imagem do post, postava comentários como: “Este comentário só pode ser visualizado por assinantes do Orkut Ouro.” e outras coisas, o problema, é que a trollagem tomou proporções imagináveis…

  2. O problema é que hoje em dia, com esta avalanche de joguinhos e aplicações para redes sociais, existem cada vez mais incautos (otários) caindo nestes golpes de receber convites para participar de algum site. E trolls são os chatos que ficam implicando nos fórums só para gerar tráfego. Criar uma farsa em nome de outros é crime sim, e merece cadeia.

  3. Não vai dar nada, no máx vão pagar cesta básica, na minha opnião não precisava de todo esse “auê” que estão fazendo, burros foram os malditos da inclusão digital que só se fodem por aí é mandaram os dados ao invés de procurar informação pra ver se procede. eu acho é pouco!

  4. Meu Deus, devia processar a Casas Bahia por vender computador a R$ 1.200,00 em 72x para estas pessoas que acreditam em qualquer lenda da internet. Numa boa. MALDITA INCLUSÃO DIGITAL

  5. eu até diria que o cara queria tirar vantagem, mas vendo o sujeito acredito que foi brincadeira mesmo.
    e na verdade o idiota que manda o email de acesso e senha de acesso tem mais é que se ferrar mesmo.

  6. Quando li a lista de “recursos” do Orkut Ouro, dei uma longa risada.
    Quem cai em algo assim realmente precisa aprender como as coisas funcionam na internet.

    Sobre se o autor da brincadeira merece ser punido ou não… Apenas por pedir senha de usuários, acredito que não deveria sair totalmente impune. Logo logo todo scammer que for pego vai dizer que “era brinks” e sair sorrindo, se a desculpa colar. :P

  7. Sinceramente, as pessoas (mesmo as novatas da internet) deveriam pensar antes de agir. Onde é que já se viu isso? A Google ia perder praticamente toda a confiança que seus usuários têm nela. Por quê?
    O fato de poder ver fotos bloqueadas, albúns, etc. iria tirar a privacidade dos usuários, e isso poderia causar sérias dores de cabeça à Google, como processos etc.

  8. É incrivél como o cara cai numa dessa…!! olha a ‘amadoragem’ do site meu!

  9. nossa fiquei mto chateado com o orkut tem pessoas com fotos nus no perfil eo meu que e legal e familiar foi deletado perdi 4943 fotos como faço pra recupera meu orkut meu imail e [email protected] aguardo resposta

Comente!