Envie múltiplas fotos para o Picasa Web Albums

Quem nunca ficou danado da vida com a limitação, do Picasa Web, de permitir o upload de apenas 5 imagens por vez, que jogue a primeira pedra.

Sabe-se lá o motivo, apesar de o Gmail e Google Docs permitirem o envio de múltiplos arquivos via Flash, o Google obriga os usuários a instalarem o Picasa para efetuarem tal tarefa. Mas as coisas começaram a mudar…


O Google Buzz permite o envio de diversas imagens ao mesmo tempo e, como elas ficam hospedadas no Picasa Web, não precisamos mais instalar o Picasa ou um ActiveX no IE.

Para isso, acesse sua conta do Gmail e clique no marcador Buzz. Clicando na caixa de texto, para inserir uma nova informação, aparecerá a opção Foto. Clicando em Foto e, depois, em Escolher fotos para fazer upload, uma janela de seleção de arquivos será exibida. Selecione todas as imagens que queira enviar ao Picasa Web e clique em Abrir.

Depois que o processo de upload das imagens terminar, clique na opção Adicionar fotos à postagem. Assim, você será levado novamente ao Gmail, na tela de edição da sua postagem no Buzz. Ao clicar nessa opção, será criado um álbum, no seu Picasa Web, cujo nome será a data do envio (ex.: 2010-02-11). A menos que você queira, também, divulgar as imagens no Buzz, basta clicar no “X“, no canto superior direito da janela de edição, que o processo será encerrado.

Acessando, agora, o Picasa Web, você já visualizará o álgum criado. Para organizar suas imagens, basta renomeá-lo ou utilizar a ferramenta de organização do serviço para distribuir as imagens enviadas entre os álbuns já existentes.

Via: Google Operating System

4 Replies to “Envie múltiplas fotos para o Picasa Web Albums

  1. Nossa, vai facilitar MUITO a minha vida, eu costumo compartilhar as fotos dos “eventos sociais” e da família por lá. Vou testar daqui a pouco

  2. Está claro que a intenção da Google com essa precariedade de postagem de fotos no Picasa via web é forçar a utilização de seu aplicativo.
    Para usuários Linux isso nunca foi problema pois dispõe de diversos aplicativos de gerênciamento de fotos que faz upload para os diversos serviços de compatilhamento que existem.
    No Ubuntu, por exemplo, há o excelente F-Spot!
    Agora, cá pra nós, é uma falha muito esquisita essa de publicar fotos através do buzz e ele criar um álbum específico para isso. Se você enviar apenas uma foto, é aberto um álbum novo só para ela. Depois de várias postagens teremos o picasa completamente bagunçado!

  3. Isso eu já tinha descobertoi sozinho, mas muita gente tem dificuldade nessas coisas. Esse tutorial vai ser muito útil para muita gente!

Comente!