Conheça o Google Buzz, a nova funcionalidade no Gmail

10
122

Quer saber o que seus amigos andam fazendo no YouTube, Picasa, Flickr, Twitter, mas não quer ter que acessar todos os serviços e redes sociais individualmente?

Para resolver esse problema, o Google acaba de lançar o Google Buzz. A nova funcionalidade do Gmail permitirá, aos usuários do serviço, acompanharem as atualizações dos amigos diretamente na Caixa de entrada do Gmail.

Funcionando como um centralizador de informações, oriundas de outros serviços do Google e de algumas redes sociais, o Buzz permite que o usuário acompanhe todas as novas informações divulgadas por seus amigos. Essas informações vão desde a adição de uma nova foto ao Picasa ou Flickr, passando por um novo vídeo no YouTube, ou uma atualização no Twitter. Tudo aparecerá no Gmail.

Mas, se você pensa que seu e-mail será inundado por atualizações que não lhe interessam, você está enganado. A funcionalidade permitirá que você siga somente o que lhe for, de fato, interessante. Além de poder receber as atualizações somente dos amigos que desejar seguir, você pode escolher quais conversas quer continuar seguindo e quais quer que sumam da sua caixa.

Apesar da grande quantidade de informações provenientes de outros serviços, o Buzz é uma via de mão única. A partir dele, você não pode, por exemplo, enviar uma mensagem ao Twitter. Mas, com a liberação de APIs, é bem provável que, em breve, esse e outros recuros, hoje ausentes, façam parte do Buzz.

Se você imagina que é de apenas informações externas que o Buzz funciona, está enganado. Ele permite que você compartilhe, com seus amigos, textos, links e fotos diretamente do Gmail. Assim, além de poderem fazer uso das informações compartilhadas por você, eles poderão avaliar o conteúdo compartilhado, além de inserir um comentário nos mesmos ou enviá-los por e-mail. Todas essas informações ficam agrupadas em uma conversa, disponível na Caixa de entrada do Gmail, e sinalizada com um balãozinho colorido.

No seu celular, o Google Buzz é muito mais que apenas uma versão em tela pequena. Os dispositivos móveis adicionam um componente importante na hora do compartilhamento: a localização. Posts com tags da posição geográfica dão uma dimensão ainda maior de contexto. Saber onde a pessoa estava quando compartilhou algo pode ser bastante significativo. E quando são vistos em conjunto, os posts sobre um local em particular podem pintar um retrato muito mais vívido desse lugar. Mais informações sobre todas as maneiras de usar o Buzz no seu telefone você encontra aqui.

O Google Buzz, que é uma criação da equipe do Jaiku (empresa comprada pelo Google no final de 2007), será disponibilizado, gradativamente, a todos os usuários do Gmail. A meu ver, o grande trunfo e o que pode levar o Buzz ao sucesso é estar disponível em um serviço, que possui, apenas, 176 milhões de visitantes únicos por mês, segundo a comScore.

O suporte ao Buzz será dado no fórum oficial do Gmail. Se precisarem, estarei lá para ajudá-los. ;)

E, como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, abaixo algumas capturas de tela, gentilmente cedidas pelo amigo Newton Mota.

  • Newton Mota

    Ei… Eu conheço essa capturas de tela de algum lugar! kkkk!
    Parabéns pelo artigo, Ricardo. :)

  • Olá! Muito bom artigo! também fiz um no meu blog, com os vídeos.
    O serviço promete =) só precisamos ver se “pega” né…
    Abraços!

  • Olá eu vi um post ontem sobre isso, muito bom o post e tem até um video da webtvcn falando sobre o assunto, um grupo de jovens debatendo o assunto…
    veja
    http://migre.me/jzM0
    Abs, Antonio

  • Pingback: ((( TRETA ))) › Google Bus – Convite, fotos e mais!()

  • Pingback: Google Buzz, Socorro! | O Fim da Várzea()

  • Lucas

    Sei que não tem a ver com o post, mas viram que agora tem temas no novo orkut, mas acredito que esteja em fase de testes. Apareceu escrito “Temas” para mim, ao lado das cores do perfil, escolhi o tema “DJ”, mas agora meu perfil voltou para a versão antiga. Quando eu conseguir atualizar ele vou postar imagens para verem. Será que tem mais algum leitor que “ganhou” os temas?

  • Pingback: Google implementa Temas no Orkut - Google Discovery()

  • Leandro Silva

    Eu tenho o google buzz, achei super legal, pena que meu celular made in china é ruim para isso, no mundo do twitter quem posta está a twittar em quando eu for postar no buzz (pode parecer estranho) eu vou buzzinar.

  • Alguém

    Belo artigo, Ricardo, obrigado!

    Muito bem escrito e claro!

    Espero encontrá-lo pelo Fórum do Gmail :)

  • Pingback: Do Google Buzz ao Google Social Search – O império contra-ataca e lança serviços duvidosos « Roberto Warken()