Em um comunicado, enviado aos administradores de domínios que utilizam o Google Apps, o Google demostrou estar, de fato, disposto a fazer com que todas as suas aplicações deixem de dar suporte ao Internet Explorer 6.
Segundo o comunicado, além do Docs e Sites deixarem de dar suporte ao IE6 no dia 1º de março, o Gmail e o Calendar seguirão o mesmo caminho. A empresa alega que, com o avanço tecnológico dos navegadores, que incluem novos padrões com o HTML5, além de um processamento mais rápido de JavaScript, pretende melhorar seus produtos e oferecer recursos mais sofisticados.
Os serviços continuarão a dar suporte ao Internet Explorer 7.0+, Firefox 3.0+ e Google Chrome 4.0+, além do Safari 3.0+.
Essa semana, usuários do Docs e Sites, que ainda utilizam a versão antiga do Internet Explorer, começarão a ver uma mensagem do Google explicando sobre a mudança e solicitando que atualizem seus navegadores. A empresa promete exibir um novo alerta mais próximo do dia 1º de março.
Ainda segundo o comunicado, o Google Apps entregou, em 2009, mais de 100 melhorias que aprimoraram a experiência do usuário com os produtos da empresa.
A pergunta que não quer calar é: por que, até hoje, a Microsoft não extinguiu o IE6 das máquinas dos usuários? Será que há, de fato, a necessidade de um gigante como o Google bater de frente com a empresa de Redmond, a fim de retirar o arcáico, vulnerável e temido (pelos web designers) IE6, definitivamente, do ar?
E suporte ao Opera?
A resposta é simples:
se ela incluir o IE, é processada. Se retira o IE é processada. Se atualiza o windows automaticamente sem perguntar ao usuário, é processada. Se pede pra instalar o IE 8 é processada.
Todo mundo reclama quando ela pede pra atualizar, e todo mundo reclama quando ela atualiza sem pedir.
[…] http://googlediscovery.com/2010/02/02/gmail-e-calendar-tambem-deixarao-de-dar-suporte-ao-ie6/Em um comunicado, enviado aos administradores de domínios que utilizam o Google Apps, o Google […]
Ainda tem o problema dos usuários corporativos. Ontem mesmo eu tive que formatar um computador e desativar as atualizações pro IE se manter no 6.0, porque o sistema só rodava nele, não roda nem no 7.0+ e em nenhum outro navegador.
Uso de IE6 nem lá muito a culpa da Microsoft. Qualquer um que já atualizou seu Windows sabe que o update é automático. E não, isso não gera processos, isso foi uma outra época (todo mundo precisa do IE: para baixar outro browser).
Os verdadeiros culpados são os administradores de TI cabeções e suas pseudo-políticas de segurança que não atualizam as máquinas dos usuários que não tem direitos de acesso para faze-lo.
Sonhando com o dia que as páginas iniciais do Google http://www.google.com(.etc) não abrirão no IE6. Ai sim esse Browser sairá do mercado
Sim… e suporte ao Opera?
Na realidade a MS já estava preocupada com isso, mas os usuários salsa realmente não viam interesse em atualizar o Internet Explorer :p
André, o Opera suportará.
O Opera suportará sim pessoal, são os engenheiros do Opera e do Safari que são os grandes pioneiros nos novos padrões Web.
Opera segue os padrões, e por isso sempre será suportado pelo Google.
Sobre as empresas que tem sistemas que só rodam no IE6: elas podem instalar outro browser, não IE, pra navegar na internet.
Na verdade, seria até mais seguro assim.
[…] Por Ricardo Fraga […]
[…] Google Discovery – Gmail e Calendar também deixarão de dar suporte ao IE6 […]
[…] Gmail e Calendar também deixarão de dar suporte ao IE6 […]