Google adiciona duas novas funcionalidades no Google Wave

O Google Wave ganhou, nesta semana, dois novos recursos de pretendem facilitar a vida dos criadores das waves.

A primeira novidade é a possibilidade de definir o nível de acesso do usuário. Agora, o criador da wave poderá definir se um usuário poderá ler e editar (Full access) as interações ou somente ser espectador da onda (Read only). O espectador poderá, contudo, acompanhar as alterações na wave em tempo real.


Com o recurso, mesmo que uma wave seja pública, você pode definir, por exemplo, que somente seus convidados possam efetuar alterações nela. Todos os outros podem ver o conteúdo, mas não poderão adicionar e alterar informações. Mas, se a opção Full access for mantida (é o padrão do serviço), todos os usuários, convidados ou não, permitirá adicionar e alterar informações, bem como se auto-adicionarem na wave.

A outra novidade é a possibilidade de restaurar uma wave a partir da lista de reprodução. Com o recurso, caso uma onda perca o sentido ou fuja do assunto para o qual foi criada, qualquer usuário com acesso total poderá restaurá-la a partir de um ponto da linha de reprodução. É como se todo o diálogo, dali em diante, fosse apagado. Mas, como nada no Google Wave é excluído, a restauração passa a fazer parte da linha de reprodução. Assim, se você precisar fazer uma restauração de um ponto antes da restauração anterior, poderá fazer.

Isso pode parecer muito complicado, mas para quem uso o serviço e está acostumado a acompanhar a lista de reprodução, facilmente irá entender. :D

One Reply to “Google adiciona duas novas funcionalidades no Google Wave

Comente!