Google não recebe apoio da Microsoft e HP sobre a censura na China

7
25

Diferente do que fez o Yahoo!, que apoiou a decisão do Google em não censurar mais seus resultados de busca, HP e Microsoft não possuem intenção de acompanhar a empresa de Mountain View e se retirarem do país.

Steve Ballmer, presidente da Microsoft, disse que a questão é um “problema do Google“. Ainda segundo Ballmer, “todas as grandes organizações são atacadas. Não acho que seja uma mudança fundamental da segurança na internet“. Perguntado se a Microsoft, como o Google, deixaria de filtrar os resultados das pesquisas do Bing, o executivo preferiu não responder.


Já Mark Hurd, presidente da Hewlett-Packard, descreve a China como “um mercado incrível, com um crescimento enorme“.

Coincidência ou não, HP e Microsoft anunciaram, hoje, uma parceria em produtos para ‘cloud computing’, com investimentos na casa dos US$ 250 milhões.

Além da falta de apoio, aparentemente o Google também não poderá contar com a boa vontade do governo Chinês. O governo reafirmou o compromisso do Estado para controlar a internet, não mostrando sinais de comprometimento em face da ameaça do Google para sair do país.

Segundo o chefe do Gabinete de Informação do Conselho de Estado e chefe do Departamento de Propaganda do Partido Comunista, Wang Chen, as empresas de internet “devem assumir a sua responsabilidade de manter a segurança na Internet“, incluindo a censura de conteúdo.

Nós devemos fazer o nosso melhor para intensificar a auto-disciplina entre os meios de comunicação na Internet para garantir a segurança da Internet“, disse ele.

Embora Wang não tenha mencionado o Google, a sua intervenção foi vista como a primeira resposta de Pequim à ameaça do Google em sair do país.

Via: Terra e Financial Times

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sei porque tanto alarde nesse assunto. O google não perderia um mercado como o da china. Se ele está saindo é pq não tem perspectiva de alguma coisa, ou sei lá.. alguma porcaria do gênero. Além do mais, ele não disse que sairia, ele disse que deixaria de filtrar o conteúdo, ainda que isso fosse o motivo da saída.

  2. Parabenizo o Google por boicotar a China,
    A China é um gigante cego, não vê que o mundo não aceita a censura, o povo deveria também iniciar boicote aos manufaturados deste Pirata…

  3. Concordo Valdir, é por situações perigosas como essas é que também devemos lutar aqui no brasil para evitar a censura em qualquer que seja o meio de difusão de informação, por exemplo o AI5 Digital do tal Azeredo que acaba de ser condenado por corrupção na sua base eleitoral. Tdodos os políticos deveriam ser investigados, sigilo bancário e telefônico quebrado para duas coisas: UMA; por que lidam com a coisa pública e DUAS: para eles experimentarem o que é ter o que é seu controlado, como querem fazer com a internet no brasil e estão querendo fazer nos EEUU. Tudo por questões políticas. Engraçado que enm segurança nacional ainda não foi ventilado como desculpas para o controle da internet. Agora o governo está lançando um projeto de rede sem fio para todo o país, quero ver quais vão ser as empresas estampadas de corruptas daqui a alguns anos. Tudo falcatrua promovida por políticos inescrupulosos.

Comente!