Ameaça do Google em deixar a China gera reação popular

Depois do anúncio feito ontem, pelo Google, de que deixará de censurar os resultados das pesquisas feitas no site de buscas e, em último caso, fechará o site google.cn e o escritório no país, gerou alertas, elogios e aplausos entre ativistas da Internet e ativistas. Apesar de toda a repercussão, as chances de haver uma mudança por parte do governo são mínimas.

Apesar das especulações de que o governo da China esteja por trás dos ataques sofridos pelo Gmail, a informação já foi negada diversas vezes pelo Ministério das Relações Exteriores do país. Afirmações de especialistas dão conta de que parte das invasões apresenta sinais de organização sofisticada.


No distrito da universidade de Pequim, onde fica a sede do Google na China, moradores deixaram lírios brancos e rosas vermelhas no emblema da empresa.

Queremos expressar raiva, mas não ao Google. Vir aqui é um tipo de apoio ao Google“, disse Zhao Gang, 30, que trabalha com tecnologia da informação. “O Google enfrenta muitas restrições e condições adversas na China. Algo que sabíamos em nossos corações agora foi exposto. Creio que este momento é um divisor de águas para a Internet na China este ano.

A ex-primeira-dama e atual Chefe de Estado Americano, Hillary Clinton, também comentou o caso: “Nós fomos informados pelo Google sobre estas alegações, o que levanta sérias preocupações e perguntas. Esperamos uma explicação do governo chinês. A capacidade de operar com segurança no ciberespaço é fundamental em uma sociedade moderna e economica.

Via: Reuters

9 Replies to “Ameaça do Google em deixar a China gera reação popular

  1. O Google fez mais do que certo.

    Embora isso implique em perder dinheiro e ações, acredito que seja um ato muito bom, para que o governo chinês veja que há empresas (que dão empregos etc lá) que não aceitam este comportamento abusivo.

    Prevejo que mais empresas poderão seguir o Google em um futuro não tão distante (SE e somente se seus diretores tiverem a mente aberta e serem concientes dos problemas).

    +1 Para a SkyNet… err.. Google :D
    (è só uma brincadeira, não me matem)

    Att.
    RaphaelDDL

  2. Sempre tive admimiração pelo Google. Agora mais do que nunca.
    Se todas as organizações tivessem esta postura o mundo seria bem melhor.

  3. Não sei não. Sinto que a (empresa) Google vem passando por várias mudanças desde o início da recente crise financeira global. Quando os ganhos dos editores com o AdSense caiu vertiginosamente em todo mundo.

    Na minha opinião a Google, já é a nova Microsoft e não tem nada de boazinha. Você deve saber que lá na China eles não são líderes, como no resto do Globo. Deve ser complicado competir lá. Complicado e caro…

    Ei eles vem com esta história, que mais parece um pretexto, para fechar as operações (quem sabe deficitárias) na China e ainda sair por cima, como a empresa “boazinha”.

    #medo

    []’s
    Compulsivo

Comente!