Google anuncia que deixará de censurar resultados na China

Em uma ação surpreendente, o Google acaba de informar em seu blog oficial que promoverá mudanças drásticas em suas operações na China, incluindo a decisão de não censurar mais os resultados de pesquisas para os usuários chineses. As novas estratégias, de acordo com o Google, visam revisar o modelo de negócios para a região e claramente corrigir algumas decisões tomadas no passado, mesmo que isso decrete o fim das operações da empresa no país.

A mudança na postura do Google estaria ligada diretamete aos ataques ocorridos em contas do Gmail, principalmente de ativistas dos direitos humanos chineses, que teriam sido vítimas de phishing scams e malware. Outro motivo, também denunciado pela firma de Mountain View, estaria o roubo de propriedade intelectual após uma série de ataques eletrônicos realizados por empresas da China – que teriam possíveis ligações com o governo.


<< Como muitas outras organizações bem conhecidas, enfrentamos ataques cibernéticos de vários graus. Em meados de dezembro, nós detectamos um ataque altamente sofisticado e direcionado a nossa infra-estrutura com origem de empresas da China, o que resultou no roubo de propriedade intelectual do Google. No entanto, logo ficou claro que o que a princípio parecia ser apenas um incidente de segurança – ainda que significativos – era algo completamente diferente.

Nós decidimos que não estamos mais dispostos a continuar a censurar os nossos resultados no Google.cn, deste modo, pretendendo conversar com o governo chinês sobre a possibilidade de operar um motor de busca não filtrada dentro da lei. Nós reconhecemos que isso pode significar o desligamento do Google.cn e, potencialmente, nossos escritórios na China. >>

12 Replies to “Google anuncia que deixará de censurar resultados na China

  1. Estou muito orgulhoso que o Google tenha tomado essa corajosa decisão. Vamos ver quais vão ser desdobramentos dessa história, mas já foi um passo muito corajoso e importante. Talvez agora outras empresas também parem de ser coniventes com a violação dos direitos humanos, a censura e o estrangulamento da Internet, seja na China ou em qualquer lugar.
    A China é um grande mercado para qualquer empresa, mas os fins não podem justificar quaisquer meios.

  2. Que iniciativa legal.

    O governo faz caca e quem paga são os contribuintes. Eles vão terminar ficando sem o Google, em pleno 2010!

  3. que exemplo! tomara que mantenham a palavra e tomara também que outras empresas façam o mesmo.

  4. Hackers existem em todo mundo. Fosse apenas pela ação deles, o Google Brasil já teria fechado, já que aqui somos um verdadeiro berçário de invasores virtuais. Pelo teor da postura do Google, o governo chinês apoiou o ataque. Sobrou para os bons internautas de lá, que vão perder uma valiosa ferramenta.

  5. Agora sem a restrição, o acesso é global. Informação é importante e muda uma população. O governo Chinês é arcaico. Isso não vai durar muito tempo. A “Nova Geração” não pensa da mesma forma, por mais que tenha se criado em meio aos erros. Agora será como dar doce a criança. O dificil é tirar dela.

Comente!