Crie URLs curtas usando o Goo.gl no Google Chrome [atualizado]

Como já falamos aqui no Google Discovery, o Google lançou, recentemente, um encurtador de URLs: o goo.gl. Mas a utilização do serviço era restrita aos usuários da Google Toolbar.

Como a Barra de Ferramentas ainda não está disponível para o Google Chrome, foi lançada uma extensão que faz o mesmo serviço.


Depois da instalação, clique no ícone da extensão, no canto superior direito. A URL encurtada será exibida e, logo abaixo dela, as opções Tweet e Copy. A primeira twittará a URL e, a segunda, copiará a mesma para a área de transferência (o famoso Ctrl + C).

encurtar_url_google_chrome

Atualização

Além do suporte ao Twitter citado anteriormente, a versão 0.3, liberada no dia 20/12, adicionou suporte ao Facebook e ao envio por e-mail, através do cliente padrão ou pelo Gmail. Além disso, agora, ao mandar encurtar a URL, a extensão copia automaticamente o resultado do processo para a área de transferência.

Via: Blogoscoped

7 Replies to “Crie URLs curtas usando o Goo.gl no Google Chrome [atualizado]

  1. @João

    Até o momento não há notícias sobre divulgações públicas das estatísticas.

    No site do serviço, há a seguinte observação: “o Google pode optar por exibir publicamente estatísticas sobre determinados links abreviados, tal como o número de cliques do usuário final”.

    @Lucas

    É mais ou menos isso. A menos que o Google mude a forma de encurtar as mensagens, restringindo de maneira mais firme à GTB, acredito que, em breve, veremos muitas aplicações utilizando o serviço.
    Eu espero um plugin para publicar no WP meus posts. Twitter Tools + bit.ly não está dando certo. :(

  2. Não é todas as versões do google Chrome que a extensão funciona. A versão do meu navegador é 3.0.195.33 e não aceitou instalar!

  3. @Thiago, você está usando a versão estável.
    As extensões ainda não foram liberadas para esse canal. Apenas a versão beta do Chrome (+4.0) que as suporta (e isso há poucos dias).

Comente!