Compartilhe sites e sua localização com a Google Toolbar

O Google anunciou uma nova versão (6.4) de sua Barra de Ferramentas (Toolbar) que implementa a possibilidade de compartilhar página de internet em sites de redes sociais – incluindo o Orkut, serviços de e-mail, bookmarks sociais e outros. Para compartilhar um conteúdo interessante, basta clicar no botão “compartilhar” (exibido na imagem abaixo) e selecionar o serviço de destino.

tb_sharetb


No caso do Twitter, o Google anunciou uma ferramenta especial para encurtar URLs, o goo.gl, uma plataforma muito similar ao conhecido migre.me aqui no Brasil. “Google URL Shortener em goo.gl é um serviço que armazena URLs longas e comprimi em menos caracteres para um link mais fácil de compartilhar, postar em um tweet ou enviar por e-mail aos amigos. Os objetivos principais deste serviço são: estabilidade, segurança e velocidade”.

Outro recurso também incluído na nova versão da Google Toolbar está a API de Geolocalização W3C, que permite as páginas de internet tenham acesso detalhando sobre a localização de seus visitantes. “Nós usamos a informação transmitida por pontos de acesso Wi-Fi nas proximidades para determinar a sua localização aproximada. Precisão e cobertura podem variar pela localização, estamos trabalhando para trazer ainda mais melhorias”, explicou o Google.

Embora a funcionalidade de localização seja nativa no Firefox 3.5, o Google informa que precisou inserir o recurso na Toolbar para que pudesse funcionar na versão para Internet Explorer. Entre os sites que já apresentam suporte a funcionalidade está o próprio serviço de mapas do Google, o Google Maps. Basta clicar no botão “My Location” para obter sua localização instantaneamente.

6 Replies to “Compartilhe sites e sua localização com a Google Toolbar

  1. A nova barra não contém mais a habilidade de mandar clips de páginas da web pelo gmail. Só dá para mandar o link, mesmo selecionando alguma parte do texto. A funcionalidade “Send to” foi retirada também das preferências da barra. Simplesmente não aparece mais. Para mandar algum clip, é preciso fazer tudo manualmente, copiando e colando. :(

  2. Caramba lançaram ela para IE e para o Firefox ao mesmo tempo, na última atualização a versão para Firefox depomorou meses depois para sair.
    Agora ja tem versão para o Chrome?

Comente!