Redes sociais e vídeo serão responsáveis por picos de tráfego na internet

Um estudo da Cisco Visual Network Index confirma que as redes dos provedores de serviço mundiais estão carregando um volume significativo de tráfego visual de rede, com mais de um terço da conexão global média de banda larga suportando aplicativos de colaboração, rede social e vídeo a cada mês.

“O esforço de pesquisa é um programa cooperado entre a Cisco e um grupo de mais de 20 provedores de serviço no mundo inteiro que compartilham seus dados agregados de uso de rede, de modo anônimo, para ajudar na análise de tendências, previsão de mudanças em infraestrutura e desenvolvimento de diretrizes futuras de arquitetura”.


De acordo com o estudo, o crescimento do tráfego, pricipalmente relacionado a vídeos, está sendo projetado em um número 24 vezes maior no Brasil até 2013, uma taxa absurda e que serve como alerta para as atuais infra-estruturas encontradas na internet brasileira.

Destaques do Brasil na pesquisa:

  • O tráfego IP no Brasil irá mais do que dobrar a cada dois anos. Em 2013, será aproximadamente nove vezes maior do que era no final de 2008.
  • O tráfego de vídeo pela internet no Brasil irá praticamente triplicar em 2009 e crescer 24 vezes em 2013 em comparação ao que era no final de 2008.
  • Até 2013, mais de 200 horas de vídeo irão percorrer a internet a cada segundo, apenas no Brasil.
  • Considerando todos os países analisados no estudo Cisco Visual Network Index, o Brasil tem uma das mais altas taxas de crescimento previstas. O aumento do tráfego móvel no país será estratosférico até 2013, atingindo um volume 124 vezes maior do que se registrava no final de 2008.

Comente!