Google anuncia melhorias em localização e pesquisa por voz

Como havíamos adiantado, o Google realizou hoje o evento Search on the Edge, no Museum of Computer Science da Califórnia, com direito a transmissão via webcast para todo o mundo.

Neste evento, Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário; e Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, anunciaram grandes novidades tanto para pesquisa na Web quanto em aplicativos móveis.


Localização

De acordo com os executivos, as novidades não se resumem em apenas trazer novos serviços ao público mas oferecer novas experiências de usabilidade. Para destacar o fato, a firma de Mountain View apresentou interessantes melhorias que inclui a implementação de sugestões personalizadas no Google Search Mobile com base na localização do usuário.

O Google Product Search, o mecanismo de pesquisas de preços e produtos do Google, também recebeu um ajuste nesta segunda-feira e passa a oferecer a possibilidade de ordenar os resultados de pesquisas baseado nos dados da localização do usuário e distância das lojas.

Uma nova versão do Google Maps para Android – lançada durante o evento – também demonstra novos meios de explorar melhor as informações que estão próximas do usuário. Para ter uma noção do que existe ao seu redor, basta pressionar de um local do mapa para que negócios e locais da região sejam exibidos sem qualquer necessidade adicional.

Pesquisa por voz

Outra melhoria muito interessante está no progresso da pesquisa por voz no Google Mobile App. Diferente das primeiras versões, o software do Google aparenta estar mais complexo e com reconhecimento aprimorado para entender sentenças mais longas. Mayer e Gundotra aproveitaram para anunciar a versão japonesa do sistema de pesquisa por voz.

Entre as demonstrações mais interessantes, ligada ao Google Mobile App, está um futuro tradutor por voz. “Você fala em inglês, a voz é reconhecida, ocorre a tradução para espanhol, e depois o sistema é capaz de sintetizar a voz em espanhol” explicou Gundotra. No entanto, a novidade ainda não tem previsão para ser lançada.

One Reply to “Google anuncia melhorias em localização e pesquisa por voz

Comente!