O Google anunciou nesta última sexta-feira a aquisição da AppJet, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas colaborativas em tempo real, para trazer melhorias importantes para o Google Wave.
De acordo com a firma de Mountain View, a equipe da EtherPad, que inclui três ex-Googlers, irá se juntar ao time do Google Wave e continuar com o desenvolvimento de novas ferramentas colaborativas. Para os atuais usuários da EtherPad, o Google alerta que o serviço continuará disponível até 31 de março de 2010.
“Outros editores em tempo real, como o Google Docs, trabalha transmitindo uma cópia atualizada do documento a cada 15 segundos. Isso cria um notável lag que fica no caminho da colaboração. Você você começa a edição de algo, descobre somente 10 segundos depois que alguém teria já deletado” dizia o site da companhia.
“Etherpad atualiza uma cópia do documento a cada meio segundo. Este aumento de 30x na velocidade muda completamente a experiência. Suas edições quase nunca colidem com outros usuários. Então você pode trabalhar com confiança em vez de timidamente”.
Eu usava e gostava muito do Etherpad, é uma pena o jeito que ele foi fechado.