O Google anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um serviço de resolução DNS que pode ser usado como uma alternativa ao fornecedor de DNS padrão, tradicionalmente o provedor contratado pelo usuário.
Para testar o Google Public DNS, basta configurar sua rede para utilizar os endereços de DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 respectivamente. Com o Public DNS, o Google afirma oferecer uma melhor e mais rápida experiência de navegação, segurança aprimorada e resultados sem redirecionamento – diferente do OpenDNS que oferece um serviço considerado como proxy.
“O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado” explica a Wikipédia. “Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa.”
9 Comentários
… acabo de publicar um post relacionado ao tema de dominação global pela raiz, e uma guerrinha entre a OpenDNS e Google Public DNS. #Medo
O google além de saber tudo que pesquisamos, terá a chance de saber que dominios seu computador consulta no DNS.
Muitos outros serviços como o OpenDNS já podem ser essa informação, mas a questão é saber usar a informação que possui.
Como funciona isso na prática ? Nos DNS’s da conexão com a internet (uso Virtua), a sugestão é utilizar estes DNS’s ? Ou to equivocado…
Caso este correto, melhorou a conexão ?
Pingback: Usuários do Velox apontam interrupção de acesso ao Blogger - Google Discovery
Pingback: Interrupção. Usuários do Velox apontam sem acesso ao Blogger | Liberdade Digital
Mas uma duvida, em questão disso essa conexção com a Google é segura?
Fernando, só depende de você em confiar no Google. :)
gosto da google
OLÁ PESSOAL USEI O DNS DO GOOGLE. MUDOU TUDO INTERNET 100% RAPIDA, AGRADEÇO O GOOGLE COM MAIS UMA INTELIGENCIA PARA INTERNET !
PABLO S.M
WEBDESIGNER & INFORMATICA