Google revela código fonte do Chrome OS

O Google anunciou nesta quinta-feira a disponibilidade do código fonte do sistema operacional Google Chrome OS. O objetivo é permitir que programadores de todo mundo possam contribuir com o desenvolvimento do produto.

Os primeiros aparelhos a rodarem o sistema operacional do Google devem chegar ao mercado no final de 2010. Desenvolvido para ser leve, rápido, seguro e proporcionar ao usuário uma experiência de uso rápida e confortável na Web, o novo programa é baseado no Google Chrome, navegador lançado em 2008 para atender o novo jeito dos consumidores usarem novos aplicativos e uso da Internet.


chrome-os

”Ao longo dos últimos anos, os usuários têm passado cada vez mais tempo online, realizando ações complexas. Por isso, queremos proporcionar uma experiência fundamentalmente diferente e inspirada na forma como navegamos hoje”, diz Sundar Pichai, vice-presidente de produto Chrome no Google.

“Com o sistema operacional Google Chrome, tornamos a experiência de Internet mais rápida, fácil e segura. Embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer, estamos entusiasmados com o progresso que conseguimos até agora e esperamos dar continuidade no desenvolvimento do sistema.”

Principais características do sistema operacional Google Chrome:

  • Velocidade – o Google Chrome OS será capaz de iniciar e reiniciar em segundos. As páginas de Internet e aplicativos irão rodar de forma suave e rápida.
  • Segurança – como todos os programas do sistema operacional rodam online, cada um funciona dentro de uma sandbox segura e tornará mais difícil que vírus e malware afetem o programa.
  • Simplicidade – o Google Chrome OS rodará aplicativos na Internet. Isto significa que atividades como edição de documentos, pdfs, visualização de imagens, etc. serão feitas online, de forma que os usuários não tenham que descarregar nada ou que se preocupar com atualizações para trabalhar ou jogar na Web.
  • Flexibilidade – Se o usuário perder ou danificar o equipamento, poderá se conectar por meio de qualquer outro dispositivo com o sistema operacional Chrome sem perder os seus dados.

Vídeo promocional:

Vídeo-Conceito da Interface

*Com informações do Press Release

11 comments
  1. O Google pirou? Pensei que ele queria brigar de igual para igual com o Windows e vi que me enganei. O Sistema Operacional é focado apenas na internet e não podemos instalar nenhum aplicativo nele. Quero escolher o navegador que quero usar nele, quero usar o OpenOffice nele quero jogar Need For Speed nele, quero usar os programas do Windows, Mac OSX e Linux nele. Esse negócio de salvar arquivos em cache é piada porque esse Sistema Operacional é praticamente INÚTIL.

  2. Não vai haver uma versão para PC? Vi em diversos sites que o Chrome OS iria rodar programas do Windows, Mac OSX e Linux nele. Se vai ter uma versão para PC (não pode ser focado apenas para a internet pois nenhum usuário vai usar), o mesmo vai rodar programas desses siatemas operacionais?

    1. Dejan, não sei onde você leu isso porque o Google desde o lançamento deixou claro que era um sistema operacional para Netbook e otimizado para a web. Ontem no lançamento, a empresa também voltou a frisar que esse sistema é para quem já tem um computador em casa e quer ter um Netbook para mobilidade.

  3. Tenho um pc e um netbook. assim como o renê flw, qr frita o netbook com o chrome os e deixar p jogar(nem jogo, mas se tiver q jogar) utilizo o pc. q alias, esta mto fino com o win7. =]

  4. Pelo que li, o Chrome OS é voltado para Netbooks!Eu passo muito tempo conectado, lendo e postando notícias. Participando de fórums etc. Uma máquina funcionando como eles imaginam, para mim,seria excelente!!!

  5. O engraçado é que me parece muito com aqueles softwares que rodam no Nintendo Wii.

    Meu sonho era que a Google Inc e a Nintendo fizessem um Joint Venture e criassem um console poderoso mas altamente interativo com foco em internet, entretenimento e educação com o máximo de otimização em custo-benefício e baixíssimos consumo de energia e produção de mídias físicas.

  6. Mesmo sendo para rodar em Netbook, em um net com Windows e Linux posso fazer pequenas coisas que me ajudam fora de casa, é um “quebra galho”. Mas com o Chrome OS não da para instalar programas e usá-lo como um computador mais simples, só serve pra Internet mesmo, isso quer dizer, pra nada.

    Quero ao menos usar um MS Office ou OpenOffice, sei que o Google tem o Docs, mas não quero precisar depender da Internet para usar o computador. Isso não é sistema Operacional, não para os dias de hoje.

  7. Eu que só o Google chrome conheço mas não sei se esse Lucas aí de cima conhce o Google geara que sync email e docs e reader com 2000 tecos eé muito louco e é exatamente isso que o OS fará, claro q ainda não foi anunciado pq o Google faz sempre suspense mas se no Chrome browser tem o OS com certeza terá só estou com raiva pelo Google querer nos deixar esperando mais um ano, mas acho que será até julho do ano que vem que ele disponibilizará…Sei lá né!

You May Also Like