Minas Digital garante banda larga gratuita

Enquanto em São Paulo a história da banda larga gratuita é apenas uma lenda, o lançamento do projeto piloto do Programa Minas Digital promete levar a conexão banda larga a 420 municípios com menos de 20 mil habitantes do estado de Minas Gerais.

minas-digital


Por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, o governo mineiro conseguiu diminuir os custos da implantação da tecnologia e garantir duas horas gratuitas de internet diária a todos os cidadãos destes locais. Isso significa uma média acima da dos brasileiros, que acessam cerca de 1,5 horas diárias, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online no mês de junho.

“E esse modelo desenvolvido em Minas, que é inovador, conseguiu reduzir em 70% o custo de implantação de uma infraestrutura para banda larga em pequenos municípios em relação ao que se faz normalmente no mercado”, afirmou o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal.

O piloto utiliza um modelo, que agrega tecnologias já dominadas (WiFi/MESH), visando permitir a implementação do acesso à internet de forma expansível e escalonável.

10 Replies to “Minas Digital garante banda larga gratuita

  1. Excelente notícia e iniciativa, tomara que não “engavete”.

  2. Talvez com medo dessa oferta gratuita, a Telemar/Oi está começando a oferecer Velox, sua internet de Banda Larga, para pequenas cidades do estado.

    Onde meus pais moram, que tem cerca de 5 mil habitantes, já há disponibilidade do Velox nas velocidades de 150kbps e 300kbps.

  3. O Governo Federal poderia usar o Fundo de Telecomunicações (ao qual sustentamos todas as vezes que ligamos o telefone ou usamos a Internet) para colocar banda larga gratuita a todos os brasileiros.

  4. A foto condiz perfeitamente com o título…
    “Minas digital” e tem várias minas mexendo no computador.

    excelente!

  5. Na região do Distrito Federal já existe também um projeto parecido. Só que a viabilidade é em parceria público-privado (PP).

    Uma empresa de Brasília com um grande compromisso social leva acesso gratuito à internet para todos os cidadãos, começando pelo Distrito Federal onde possuem sua rede.
    Disponibilizando um acesso diferenciado para Educação, Saúde e Segurança. Em São Sebastião (Região Administrativa do Distrito Federal)algumas escolas públicas já têm internet gratuita, como o Centro de Ensino Fundamental São Bartomeu e Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia são entidades que já estão sendo beneficiadas.
    No Distrito Federal começou por São Sebastião e condomínios adjacentes do Jardim Botânico e Lago Sul. Nas demais cidades satélites e Plano Piloto o sinal está presente em 5.7Ghz aguardando a segunda fase do projeto.

  6. realmente, vc anda no centro de BH e pega milhoes de wifi, a da prefeitura sempre pega um sinal de graca!!!

  7. os google transito chegou!olha la google maps o site tem que criar outro topico ai hehe, postei la na primeira noticia, mas o programa ainda nao foi anunciado, apesar de ja estar disponivel.

Comente!