Blogger completa 10 anos repleto de novidades

blogger10A plataforma Blogger – a ferramenta da empresa Google para criação de blogs – completou 10 anos no dia 23 de agosto.

Criada inicialmente pela Pyra Labs, a ferramenta revolucionou a forma de se publicar textos na internet e foi uma das grandes responsáveis pela popularização dos weblogs, graças a sua interface intuitiva e as suas facilidades de uso.


Em 2003 a empresa Pyra Labs foi adquirida pelo Google, que passou a administrar o Blogger, levando novas funções e fazendo com que a ferramenta que já era funcional ficasse ainda melhor.

blogger-8-year
Página inicial do Blogger em 1999 – ainda um produto da Pyra Labs.

Durante um bom tempo o Blogger foi visto como o reduto dos blogs “miguxos”, pois por ser gratuito e de fácil manejo permitiu a proliferação de diários de adolescentes.

Com o advento dos metablogs – blogs cuja finalidade é desvendar seus segredos – o Blogger, passou a ser muito mais respeitado na Blogosfera nacional e hoje posso afirmar que deixa muito pouco a desejar ao seu concorrente mais direto, o WordPress.

Com boa vontade e disposição para pesquisar, qualquer usuário é capaz de criar um blog profissional usando a plataforma Blogger.

Em abril deste ano, a equipe que cuida do Blogger (Blogger Team) resolveu lançar uma pesquisa com o intuito de saber o que nós gostaríamos de ver no Blogger. Através dos resultados, eles vêm disponibilizando diversas novas funções para a plataforma.

O que foi prometido:

  • Novo sistema de comentários baseado no Google Friend Connect;
  • Novos widgets socias compatíveis com o Google Friend Connect;
  • Nova aba de estatísticas dentro do próprio Blogger, dispensando o uso do (ou integrando-se ao) Google Analytics;
  • Melhor integração com outros serviços do Google como o FeedBurner, AdWords, YouTube e Reader;
  • Novo sistema de templates;
  • Suporte à páginas estáticas e ao “Leia Mais” nativamente;
  • Contagem de visualizações nas postagens;
  • Perfis do Blogger serão atualizados para os Google Profiles.

O que já foi lançado até o presente momento:

  1. Nuvem de tags diretamente dos widgets
  2. Compartilhamentos através da navbar
  3. Aplicativo para o iPhone
  4. Resumo das postagens (jump break)
  5. WidgetBox – o seu blog dentro de um widget
  6. Widget para eventos
  7. Transforme seu blog em um livro
  8. Uso de avatar nos comentários

Para acompanhar as atualizações, sugiro aos leitores do Google Discovery que conheçam o blog Blogger Buzz e, claro, o meu Dicas Blogger ;)

7 Replies to “Blogger completa 10 anos repleto de novidades

  1. Sempre imaginei o Blogger como um serviço criado pelo Google!?!?! Gostei muito do post e vou ter rever meus conceitos! afsdgfasgdfahgsd

  2. Gostei da notícia! tomare que eles cumpram o que prometeram, colocar esses novos recursos! O Blogger já é ótimo, com essas novidades então vai ficar melhor ainda, com certeza!

  3. Me desculpa, mas querer comparar o Blogger com o WordPress é forçar a amizade…

    Tinha o Blogger, usava muito ele mais pela integração com a Google accounts. Mas sinceramente, ele parou no tempo, continua com o mesmo design, os mesmos recursos e nada muda.

    Migrei para o WordPress, importei todo o meu blog, instalei o iPhone App deles e estou sorrindo de orelha à orelha. Todo momento eles tem novidades, eles atualmente escutam os usuários e tem templates novos auto-instaláveis de tempos em tempos.

    O Blogger, para mim, parou no tempo. É que nem o orkut, nem parece produto do Google.

  4. poxa, muito legal as novidades. quero ver logo todas elas prontas! =D

    mas uma coisa que eu queria e sinto falta é de um widget nativo de “posts relacionados”… num vi na lista, mas espero que façam (um dia farão, certeza… mas podeia ser agora de aniversário).

    e fiquei curioso sobre o novo sistema de templates. sempre tive problemas com algumas configurações desse… vou gostar de um novo. =)

  5. Gostei das listas de prometido e feito. Tem coisas aí que eu não sabia e parecem legais.

    Então essas novidades foram escolhidas por pesquisa? Acho estranho que há algumas coisas pouco úteis sendo feitas, ao passo que algumas outras que fazem falta nem foram citadas.

    Abraços.

Comente!