“Maravilhas do Orkut” não obtém sucesso esperado pelo Google

maravilhas-orkut

O Google administra o orkut há cinco anos e sabe tudo sobre seus usuários. Apesar disso, a empresa está sofrendo para ter sucesso com um aplicativo Open Social.


No dia 13 de agosto, os funcionários do escritório brasileiro criaram o primeiro concurso oficial de fotos dentro da rede social. O Maravilhas do orkut vai premiar as imagens mais esquisitas em cinco categorias: ‘O seu cabelo é assim ou é disfarce?’, para escolher o penteado mais estranho; ‘Rachando o bico’, que vai eleger o sorriso mais escancarado; ‘Puro estilo’, para mostrar o internauta que se veste do modo mais inusitado; ‘Férias refrescantes’, que vai selecionar o maior programa de índio; e ‘Festa furada: tá na web, tá valendo!’, para quem provar que esteve na pior balada de todos os tempos.

Para participar, é necessário apenas adicionar o aplicativo Open Social correspondente ao perfil e mandar as fotos. Os prêmios incluem desde uma transformação completa no salão de um cabeleireiro famoso até uma viagem com acompanhante para a Turquia. O problema é que pouca gente parece interessada em disputar a competição.

Depois de quase um mês no ar, o número de usuários do Maravilhas do orkut ainda é um grão de poeira perto dos 35 milhões de brasileiros que usam o serviço. Até terça-feira (8), apenas 60 mil pessoas tinham incluído o aplicativo no perfil, segundo dados do próprio Google. É muito pouco, ainda mais porque o real objetivo do Maravilhas do orkut está em servir como vitrine para mostrar que é possível desenvolver ações comerciais bem-sucedidas na rede. A competição tem inclusive cinco patrocinadores: Colgate, Fiat, Motorola, Sony e Sprite. Como o concurso vai até o dia 23, só mesmo uma explosão repentina de acessos poderá salvá-lo do esquecimento total.

Em nota, o Google informou a este blog que o aplicativo só é baixado por usuários que desejam compartilhar suas fotos e concorrer aos prêmios: os que preferirem apenas ver as imagens e votar não precisam fazer o download. “O Google tem controle da quantidade de votos e de pessoas que preferem participar dessa forma. Com isso, asseguramos que todos os números referentes ao aplicativo Maravilhas do orkut estão dentro das expectativas da empresa e representam uma audiência altamente qualificada, atendendo o retorno que nossos parceiros buscaram no projeto.”

Embora muitas empresas brasileiras tenham desenvolvido ações bem-sucedidas em outras redes sociais, poucas conseguiram os mesmos bons resultados no orkut. Entre os aplicativos Open Social, raros são os que exibem uma marca e ainda conseguem ficar entre os mais populares. O Maravilhas do orkut mostra como a maior rede social do país ainda é um mistério.

Para quem não lembra do concurso, veja o vídeo promocional abaixo:

10 Replies to ““Maravilhas do Orkut” não obtém sucesso esperado pelo Google

  1. nao tem nada a ver, o orkut ja perde muitos usuarios, finalmente os brasileiros estao desviciando um pouco do pc e fazendo coisa melhor na vida, o modismo ta acabando, esses milhoes de paginas podem simplesmente nao serem mais controladas.

  2. nao tem nada a ver, o orkut ja perde muitos usuarios, finalmente os brasileiros estao desviciando um pouco do pc e fazendo coisa melhor na vida, o modismo ta acabando, esses milhoes de paginas podem simfgplesmente nao serem mais controladas.f

  3. Eu por exemplo… não gostei por causa das categorias toscas que criaram… bah… muito toscas… ¬¬

  4. Acho q erro foi a demora do Google em investir na rede e no mercado, depois de quase 10 anos de orkut que eles vieram lançar uma promoção no principal mercado dele. Um delay muito grande. Além das categorias da promoção serem muito toscas.

  5. EXATAMENTE!!! Eu concordo com o Christian, mto palha MESMO as categorias!!! Assim o FACEBOOK vai patrolar o Orkut. Não consigo entender como colocam uma IMBECILIDADE dessas no ar: o que são essas categorias ?!?! Eu ate instalei o aplicativo, qdo vi as categorias, deletei no ato: PORCARIA !
    Cade a criatividade do Orkut Brasil ? PALHAÇADA!
    Me ofereço a ajudar em futuras promoções do Orkut, basta entrarem em contato!

  6. Acho uma sacanagem, vc tem que votar nas outras fotos para conseguir votos, os jurados vão ter o grande “trabalho” de escolherem 5 fotos dentre as 25 mais votadas e não as melhores de todo o concurso, publicidade é tudo, quem divulga mais, GANHA! Parabéns orkut(irônico).
    Lamentável!! obs: e de pensar que participei dessa “coisa”.

  7. O orkut é nossa identidade, nossa imagem em toda a rede. Com certeza teria muito mais adeptos ao concurso se não fosse preciso colocar o aplicativo no perfil. Afinal, seria um mico.

Comente!