Twitter e YouTube podem causar danos à memória funcional

brainDe acordo com uma pesquisa feita pela Dra. Tracey Alloway – divulgada no evento British Science Festival – os meios de comunicação resumidos, como Twitter e YouTube, podem causar sérios danos a habilidade de relembrar.

Alloway descreveu o Twitter como um “fluxo sem fim” que não permite aos usuários processar ou manipular o que está sendo acompanhado. “Não é um diálogo”, disse o Dra. Alloway, que é Diretora do Centro de Memória da Universidade de Stirling.


Ela afirmou também ter o mesmo julgamento para o YouTube. “Um programa de TV pode ter 30 minutos de duração. Um clipe do YouTube apresenta um minuto ou menos – os limites da atenção estão sendo reduzidos e você não está envolvendo o cérebro para desenvolver suas conexões neurais e engaja-lo em bases mais longas”, explicou.

Redes sociais fazem bem!

Mas nem tudo são más notícias. Outros meios de comunicação online, como Facebook e Orkut, podem ajudar a treinar o cérebro. “Sites de relacionamentos como o Facebook podem ajudar na memória funcional porque quando utilizamos nos sentimos mais parte de uma grande comunidade” finalizou.

10 comments
  1. Acredito que ela tenha razão.

    O irônico, no entanto, é o fato de existirem na web cada vez mais sites que exigem pequeno envolvimento e concentração euquanto estamos, por outro lado, cada vez mais envolvidos e engajados com a web.

    Em outras palavras: Quanto mais recursos que exigem menos TEMPO aparecem na internet, mais TEMPO eu fico conectado a ela.

  2. Tenho problemas de memória por querer aprender tudo muito rápido. Não tenho paciência para assuntos que exigem longos tempos de atenção. Logo algo parece interessar mais.
    Isso realmente pode prejudicar.
    Seria interessante tentar descobrir em qual publicação científica foi divulgado o estudo.

  3. Acho que a  Dra. Tracey Alloway, deveria concentrar seu tempo em atividades úteis para si.Twitter e Youtube fazem mal e Facebook não? diz aí quanto os Pupilos do Mark pagaram por essa besteira.

You May Also Like