Google planeja desenvolver espelho para tornar energia solar mais barata

Da Reuters:

O Google está decepcionado com a falta de ideias avançadas nas quais seja possível investir, no setor de tecnologia ecológica, mas a empresa está trabalhando para desenvolver tecnologia de espelhos própria que poderia reduzir o custo de construção de usinas de energia solar em 25 por cento ou mais.


“Estamos estudando materiais muito incomuns para espelhos, tanto para a superfície reflexiva quanto para o substrato sobre o qual o espelho é montado,” disse Bill Weihl, líder dos projetos de energia ecológica do Google, na Reuters Global Climate and Alternative Energy Summit, em San Francisco, na quarta-feira.

O Google espera desenvolver tecnologia viável que possa ser exibida aos demais departamentos da empresa dentro de dois meses, disse Weihl. Os testes precisarão ser acelerados para demonstrar o impacto de décadas de uso sobre os espelhos em condições desérticas.

“Ainda não chegamos lá,” ele disse. “Mas tenho esperança de desenvolver espelhos mais baratos que os usados pelas companhias envolvidas nesse mercado.”

Em Outubro de 2006, Google anunciou que implantaria no Googleplex a maior instalação de painel solar dos Estados Unidos. “A instalação será projetada para produzir energia suficiente para aproximadamenre 1000 casas ou 30% da demanda nos centro de operações do Google em Mountain View” afirmou um porta-voz da empresa na época.

Comente!