Doodle: Dia da Independência do Brasil

brasilindependence09.gif

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado “Grito do Ipiranga”. De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte! Wikipédia.


Atualização: O orkut também está exibindo um doodle especial em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

brazil_iday_2009.jpg

Curiosidade: Diferente do Doodle tradicional que é produzido pelo Google em Mountain View, o logo do Dia da Independência para o Orkut foi idealizado pela agência brasileira Bumaiê.

5 Replies to “Doodle: Dia da Independência do Brasil

  1. Na minha opinião, o doodle do ano passado, apesar de mais simples, foi mais bonito:

  2. Realmente, caro gsctt o doodle anterior é mais bonito mesmo.

    E, uma coisa que sempre me instiga, se o nome BRASIL vem de “pau brasil”, e brasil é “como brasa” ou seja, “vermelho vivo”, por que não há a cor vermelha em nossa bandeira????

  3. Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado “Grito do Ipiranga”. De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

    A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Comente!