Estrutura da página inicial do Google é patenteada nos EUA

Segundo informações da Valleywag, um registro de patente solicitado pelo Google em março de 2004 foi finalmente aprovado ontem, dia 01 de setembro, pelo escritório americano de Propriedade Intelectual. A patente descreve a simplicidade da página inicial do Google e pode colocar em risco outros mecanismos de pesquisas que utilizam um design similar, como o Bing, da Microsoft.

Em uma entrevista para o blog de Alan Williamson, Marissa Mayer, Vice-presidente, Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário, explicou que a interface do Google era simples pois seus fundadores queriam um básico front-end para testar sua tecnologia.


“A razão primordial da página inicial do Google ser tão simples é devido ao fato de que os fundadores não tinham conhecimento de HTML e desejavam uma interface rápida. Na verdade, observou-se que o botão enviar demorava um pouco para agir e a tecla RETURN era o único caminho para o Google explodir em vida” explicou a executiva.

Para Danny Sullivan, editor do Search Engine Land, ainda é incerto como o Google pretende tirar proveito de sua patente contra outros sistemas de pesquisas que também apresentem uma página inicial simples. “Se eles tentarem algo, acredito que a patente poderá ser vencida. Existiram diversos sistemas de pesquisas anteriores ao Google que tinham páginas com a mesma estrutura. Estou admirado que eles tenham conseguido a patente”.

google-home-patent

Via: ValleyWag | Google System

9 Replies to “Estrutura da página inicial do Google é patenteada nos EUA

  1. eu vou patentear o área de login, horizontal e vertical. Ninguem mais vai poder usar um campo de texto em cima p/ login e em baixo p/ senha com um botão, ou, se fizer, terá que pagar e vou ficar MUITO rico MUHUHUHAHAHAHA!!!… ¬¬

  2. VI UM CARRO DO GOOGLE STREET VIEW HOJE A TARDE NO CENTRO DE BH uhahuahuahua, SO QUE ELE pASSOU RApIDAO, acho que nao tava fotografando, so indo pro local, :(

  3. é uma patente mal intencionada que o google fez. é claro e obvio que o google quer arrecadar fundos movendo processos contra outras empresas, não há outra explicação…

  4. Ou talvez o Google esteja apenas tentando evitar que outras empresas patenteiem seu carro-chefe, que é a página branca, limpa e simples.

  5. Henrique, eu também vi um stilo do Gogle Street View no centro, próximo da praça Raul Soares, faz mais ou menos 2 meses XD

    Bem voltando ao assunto da noticia… acho q esta patente é um pouco absurda… será muita sacanagem se algum outro sistemas de busca for prejudicado com isto!

  6. evitando que patenteiem seu carro chefe? página branca limpa e simples?

    bem, vou patentear uma página bege limpa e simples, outra marrom suja e complicada, e mais uma verde claro só com o campo de pesquisa e um botão de pesquisa… não há razão alguma nisto!

  7. Legal!
    Agora vou patentear a barra de buscas na parte de cima da página. Assim o Google não vai poder usar, pois apenas a primeira busca é feita no centro da tela, depois tudo é feito na parte de cima…
    Muuuuito estranha esta patente, até poque eles não inventaram isto, já existiam buscadores com este layout…
    T+

Comente!