Sincronização de Favoritos no Google Chrome

O Google liberou nesta segunda-feira uma nova versão DEV do Google Chrome que implementa uma prévia da esperada funcionalidade de sincronização de favoritos para a nuvem computacional da empresa.

“Este novo recurso reproduz uma maneira fácil de sincronizar uma mesma série de favoritos em todos os seus computadores, e armazena seu conteúdo dentro do Google Docs para acesso fácil”, explicou Tim Steele, Engenheiro de Software.


Para ativar a funcionalidade, o Google Chrome deve ser executado com um parâmetro adicional (--enable-sync) dentro do caminho padrão no atalho do programa. Uma vez configurado no menu de ferramentas, o Chrome irá enviar e armazenar os favoritos dentro da Conta Google do usuário.

bookmarks-chrome-docs

A empresa também alerta que qualquer modificação feita em algum dos computadores, seja a adição de um novo favorito ou alteração nos existentes, todas as mudanças serão refletidas na nuvem e disponibilizadas aos computadores com o bookmark sync ativado (graças a tecnologia XMPP do Google Talk).

Embora o sistema de sincronização tenha um foco inicial no armazenamento dos favoritos, a firma de Mountain View espera ampliar o projeto para outros dados no futuro (como histórico, configurações, etc…).

19 Replies to “Sincronização de Favoritos no Google Chrome

  1. Achei muito legal a idéia, o problema é que a tecnologia utilizada é semelhante a do Google talk, o que faz com que a utilização deste recurso em computadores de empresas (onde o google talk é bloqueado) não funcione. Eu achava que eles iriam fazer algo parecido com o complemento do Firefox… De qualquer forma gostei muito da funcionalidade.

  2. Pessoal, por acaso tem como vocês me explicarem como e onde coloco esse parâmetro –enable-sync?
    Já instalei o Chrome 4, mas não consegui fazer funcionar.
    Alguém me ajuda?

  3. E o google bookmarks? Vai acabar mesmo?
    Eu acho que o google vai utilizar a tecnologia do google talk, e não o próprio google talk. Ou estou errado?

  4. Pessoal, para ativar o recurso é necessário clicar com o botão direito no atalho do Google Chrome, ir em propriedades e no campo Destino, no final do caminho do executável, digitar –enable-sync. Isso serve para –enable-extensions entre outros…

  5. Para quem tem dúvidas sobre onde colocar o parâmetro, clique com o botão direito no ícone que você usa para iniciar o Chrome, escolha “propriedades” e onde diz “destino” acrescente ao final do caminho o ” –enable-sync” sem as aspas. Dê ok e reinicie o navegador pelo atalho.

  6. Eu quero é o meu Google Bookmarks no Chrome.

    O Google é genial e eu sou fã deles, mas eles patinam muito… Porque criar um novo esquema de salvar favoritos? Só pra se canibalizarem…
    Googlers, acordem!

  7. Ola pessoal, fiz de tudo mas não deu certo. Puxei o Chrome 4.0, digitei a extensão –enable-sync, reiniciei o Chrome e nada. Gostaria de uma ajuda de vcs!! VALEU!!

  8. Asbel, o Google não da ponto sem nó. Provavelmente mais funcionalidades que não seriam possiveis ou comunicação com outros aplicativos vem por aí.

    Essa sincronização de aplicativos para a nuvem, ainda vai render muito em todo tipo de coisa.

  9. Alberto, na extensão que você digitou o primeiro – está maior que o normal, troque pelo sinal de menos (-) digitando-o, aparecera uma nova opção no menu “Personalizar e controlar o Google Chrome” (símbolo da ferramenta) chamada “Sync my bookmarks…”.
    Abraço.

  10. tentei de tudo e nao consegui… alguem poderia copiar e colar tudo corretamente aqui e pronto por favor? obrigado.

  11. Pois é, faltou explicar para os leigos como é que faz mais para que não entende muito da coisa. Descobri aqui “http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/08/20/veja-como-sincronizar-os-bookmarks-do-chrome-em-varios-computadores/” Desculpem, mas a explicação deles deu de dez em voces. Precisam entender que nem todo mundo tem o conhecimento de voces para gerir este procedimento.Mesmo assim continuarei a assinar os feeds e elogiar muito ainda, co certeza.Parabens pelo trabalho.

  12. Demorei a me converter ao Chrome pois adorava o Foxmarks do Firefox que faz este serviço, e é muito util e facil de usar…

Comente!