Google e On2 querem melhorar a qualidade dos vídeos na internet

on2logoComo reportamos mais cedo, o Google anunciou nesta quarta-feira um acordo para aquisição da On2 Technologies até o final do ano. A On2 (aka The Duck Corporation) é empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para compressão de vídeos em alta qualidade e mantém um escritório na cidade de Nova Iorque.

De acordo com o website da On2, a tecnologia proprietária de compressão de vídeos da On2 pode ser encontrada em mais de 2 bilhões de computatores e dispositivos em todo o mundo. “On2 Video é o formato líder entre as empresas de soluções de mídia incluindo Adobe, Skype, Nokia, Infineon, Sun Microsystems, Mediatek, Sony, Brightcove e Move Networks”.


Entre seus codecs mais conhecidos estão: VP3, VP4, VP5, TrueMotion VP6, TrueMotion VP7 e VP8. Uma grande oportunidade de inovação para os vídeos na web caso o Google decida disponibiliza-los no futuro para a comunidade open-source global. E como reportou o TechCrunch, o Google poderia vir a utilizar o codec VP8 na versão HTML5 do YouTube, o que poderia forçar muitos usuários a atualizar seus navegadores em vez de utilizar os formatos padrões em Flash.

“O On2 é a tecnologia responsável pela compressão dos vídeos gravados nos The Sims 2 e 3” também reportou nosso leitor Vinícius Carrasco Carneiro. Valeu! :-)

3 Replies to “Google e On2 querem melhorar a qualidade dos vídeos na internet

  1. É da On2 também a tecnologia que serviu de base para a construção do codec Theora. Este começou a ser desenvolvido sobre a tecnologia do VP3, mediante um acordo entre a On2 e a Xiph.Org Foundation.

    A expectativa maios dessa aquisição, inclusive, é que o Google libere o código dos codecs mais modernos para o desenvolvimento livre, pela comunidade, de um codec não proprietário que possa competir bem com o h264.

Comente!