Exatamente como havíamos adiantado, o Google Docs começou a exibir sinais nesta quinta-feira de que poderá realmente englobar o aguardado Google Drive (também conhecido como projeto “Platypus”), uma plataforma gratuita de armazenamento de arquivos online.
Notado por Alex Chitu, autor do blog Google Operating System, o Google Docs alterou a nomenclatura de “PDF” para “Arquivos” dentro do menu “ítens por tipo”, o que sugere a possibilidade do Google Docs vir a permitir o armazenamento de qualquer tipo de arquivo.
O Google Docs também acrescentou novas opções de pesquisa avançada que estão disponíveis no Gmail:
- Frase para correspondência exata ( “lista de chamada”)
- Correspondência negativa (inverno -viagem)
- Correspondência disjuntiva (orçamento “or” fatura)
- Marcadores Nativos (is:starred, is:hidden)
- Colaboradores: para encontrar documentos compartilhados (ex:) pelo Willian Max, você precisa pesquisar por: from:willianmaxrf@gmail.com, assumindo que você saiba o e-mail em questão. No momento, a pesquisa não apresenta um suporte ideal para nomes parciais.
Ainda não é possível ter uma definição completa da funcionalidade que o Google parece querer implementar mas o Google Docs deverá permitir o armazenamento de qualquer tipo de arquivo. “Alguns arquivos poderão ser editados, outros poderão ser visualizados online, enquanto o resto será somente hospedado online. Como por exemplo, os arquivos PDF não podem ser editados mas você pode visualiza-los ou compartilhar com os amigos” disse o blog.
Em janeiro, um documento PDF intitulado “GDrive on Cosmo Getting Started Guide”, descoberto e revelado pelo blog alemão Google Is Watching You, fornecia detalhes sobre um suposto novo produto interno do Google. “Nós estamos em processo de migrar todas as contas do Google Doc para o Cosmo” mencionava o documento.
E não para por aí: duas imagens encontradas no código-fonte do Google Docs revelam parcialmente algumas das funcionalidades: um ícone de pasta com o logotipo do Chrome – Chrome OS hospedará os arquivos no Docs? – e um ícone do YouTube
, uma indicação de uma futura integração entre o Docs e o site de compartilhamento de vídeos.
PS: Enquanto os novos rumores explodem, o nosso leitor Yuri Marchesini Andrade descobriu que o Google Brasil é atualmente dono do domínio gdrive.com.br.
4 comments
Meu Docs ficou todo desarrumado, as pastas não estão mais se comportando mais uma dentro da outra…
Espero que seja só bug…
Uma coisa que eu gostaria de saber, será que vai dar para qualquer um baixar as coisas do meu GDrive? Porque seria uma ótima maneira de disponibilizar conteúdo na internet…
Mais ou menos como o SkyDrive da Windows Live.
Olá,
Como faço para incorporar um sistema de comentário em video no meu blog?
Aguardo,
Chico.
Que bom que viram a informação que passei =]
Será que esse GDrive vai fazer concorrência direta com servidores de arquivos do tipo MegaUpload?