Poderia o novo Google Docs ser a interface para o GDrive?

9
55

google-docs-blogO Google anunciou esta semana algumas pequenas mudanças no Google Docs com o intuito de remodelar a lista de documentos e melhorar o modo como o usuários podem encontrar documentos dentro do serviço. “Nas próximas semanas você verá um número pequeno de mudanças, incluindo uma nova interface” disse a equipe do Google.

Para Garett Rogers, do blog Googling Google, essas mudanças podem significar a possível chegada do aguardado GDrive (codenome “Platypus”), uma lendária plataforma de armazenamento de arquivos que o Google estaria desenvolvendo internamente.


Com a chegada do GDrive, o Google Docs ganharia a forma de um navegador de arquivos online e forneceria também uma solução de computação em nuvem para o sistema operacional Google Chrome OS. E você, acredita que o GDrive pode finalmente chegar?

9 COMENTÁRIOS

  1. O Gmail foi usado como drive por conta do imenso espaço disponibilizado, agora já faz um tempo que vazou um documento que dizia sobre manutenções no Google Docs para a migração para o datacenter que irá ter o drive.

    Acho que ainda demora um pouco… talvez no começo do ano que vem?

  2. Esse GDrive, se puder ser público o seu drive, vai virar um megaupload. Certamente deve se restringir apenas ao usuário e seus “friends”.
    Outra coisa é que o limite de tamanho por arquivo deve ser o mesmo do Gmail.

  3. Arriscando a falar alguma besteira, e isso é bem provável, acredito no que o colega Paulo falou sobre o limite de tamanho por arquivo deve ser o mesmo do Gmail e se restringir apenas ao usuário e seus “friends”.

    Mas um modo bacana e esperto de se melhorar isso seria permitir uma maior flexibidade para compartilhamento e limite de armazenamento e envio de dados pudessem ser modificados através do uso do vindouro Google Chrome OS.

    Assim, o GDrive seria um HD virtual que serviria como um meio de backup seguro e ainda evitando a necessidade de HDs ou SSDs cada vez maiores e que de todo modo aumentam o consumo ou desperdício de energia elétrica e térmica, poupando a bateria e fontes externas de energia.

    Bem, isso se o fluxo de saída e entrada de dados via web forem um pouco mais rápidos do que são hoje e não “engessados” como na maioria das cidades do mundo atualmente.

  4. Nunca, repito nunca, colocaria todos meus arquivos num pc nas nuvens, acho isso ainda loucura, mas para trabalhos como da faculdade, e informações parcas, acho de grande valia.

    E um sistema operacional nas nuvens, ainda é um sonho distante para qualquer brasileiro.

  5. Ok. Não tem muito a ver falar disso aqui, mas estava exatamente esperando por um tópico envolvendo GDOcs ou os erros que vêm ocorrendo frequentemente… Será que é só comigo? Simplesmente não estou conseguindo convidar mais pessoas para as planilhas que utilizo. Parece um certo bug ou sei lá oque…
    Alguém notou algo parecido.

    PS.: Por favor respondam para meu email, caso haja respostas… rodolfolog@gmail.com

  6. Meu Docs já mudou, e de fato foram poucas coisas. Mas algo me chamou atenção: na parte de “Itens por tipo”, eles retiraram o PDF e deixaram “Files”… Eu já posso considerar: Docs = Gdrive
    ;)

Comente!