Orkut lança funcionalidade de reconhecimento facial

orkutbygoogleO Orkut anunciou nesta quinta-feira a implementação de uma nova funcionalidade que facilitará o uso de um dos recursos mais utilizados por seus integrantes: os álbuns de fotos.

“A partir de hoje, parte dos internautas que utilizam a rede social passam a contar com uma ferramenta de reconhecimento facial que facilitará a identificação de seus amigos e parentes nas imagens. Nas próximas semanas, a funcionalidade estará disponível para todos os usuários” explicou o Google.


O novo recurso, disponível apenas para novas fotos enviadas ao orkut, consegue detectar automaticamente quando os rostos aparecem nas imagens, reconhecendo características como olhos, narizes, bocas, etc., mas sem identificar indivíduos específicos. Outra novidade, também divulgada pela empresa, está no preenchimento automático que sugere os nomes da lista de seus amigos para as pessoas que o usuário marcar. Basta digitar o nome e o sistema cuidará do resto automaticamente.

Para garantir a privacidade dos usuários, as novas funcionalidades valem apenas dentro do grupo de amigos de cada internauta. É possível ainda remover todas as marcações, caso prefira não ser marcado ou prefira não usar a detecção de rostos.

A tecnologia utilizada no orkut é uma expansão do sistema de reconhecimento facial do Picasa Web Albums.

Agradecimentos ao Gilberto Marques e Alexandre Beu pela dica!

3 Replies to “Orkut lança funcionalidade de reconhecimento facial

  1. Que isso Renê! ;)
    O Recurso é bem legal mesmo! Se bem que na hora de marcar, os caras procuram os piores lugares para te marcar, e nunca o rosto!! hauahuahuahaha

  2. Muita sede ao pote. Desconsiderem meu comentário absurdo acima. Obrigado.

Comente!