Google Reader adiciona novas funcionalidades sociais

O Google anunciou ontem a implementação de quatro novas funcionalidades sociais para o Google Reader que fornecem um melhor controle sobre os ítens compartilhados e um sistema de pesquisa que localiza pessoas que compartilham feeds dentro do Reader.

Encontre e Acompanhe outras pessoas


peoplesearch

Seguindo uma ideia semelhante do Twitter, agora é possível encontrar pessoas dentro do Reader e acompanhar seus ítens compartilhados. “Utilize nossa funcionalidade de pesquisa por pessoas (utiliza do bando de dados do Google Profiles) para encontrar pessoas que apresentam seus ítens compartilhados públicos. Você pode procurar por nome, localização, assunto e acompanhar novas pessoas – tudo dentro do Reader” explicou o Google.

Compartilhamento somente entre amigos

Para aquelas pessoas que sempre desejaram apenas compartilhar feeds com os amigos mais próximos, o Google injetou uma opção nos ítens compartilhados que permite restringir o compartilhamento para um grupo especifico ou com múltiplos grupos. “Ao escolher esta opção, somente as pessoas que você adicionar em seus grupos poderão visualizar e comentar em seus ítens compartilhados”.

Diferente da pesquisa de pessoas que utiliza o banco de dados do Google Profiles, a funcionalidade de grupos localiza os contatos do Gmail Contacts. “Qualquer mudança no Reader, afeta o Gmail simultaneamente”.

Página Pública com URLs Amigáveis

Se você é usuário antigo do Google Reader já deve ter notado aquela monstruosa URL da página pública com ítens compartilhados para indicar aos amigos. Procurando melhorarar a acessibilidade dessas páginas, o Google Reader alterou aquela bagunça de números e letras para uma URL personalizada com o username do Google (ex: www.google.com/reader/shared/renefraga yeah!).

Gostou de um artigo? Você deveria colocar um “like” (“gostei”) nele.

likes

Similar a uma funcionalidade existente no FriendFeed, agora é possível indicar dentro do Google Reader que você gostou de um artigo ao adicionar um “like” ao conteúdo. Você pode adicionar o aviso através da interface do Reader ou simplesmente clicando na letra “L” do seu teclado (faça um teste!).

“Todos os ‘likes’ são públicos, qualquer pessoa que acompanha seus ítens compartilhados poderá visualizar sobre o que você é fã. Selecionar os ítens também permite descobrir pessoas com interesses similares ao seu” explicou o Google.

Melhor controle sobre os comentários

Embora a habilidade de adicionar comentários ainda esteja restrito as pessoas que estão no grupo de compartilhamento, agora existe uma opção de restringir (no sentido de um segundo nível) os comentários para pessoas que você adicionar, por exemplo, ao grupo de amigos (volte para a segunda nova funcionalidade deste post).

4 Replies to “Google Reader adiciona novas funcionalidades sociais

  1. Gosto muito do Google Reader, mas para compartilhar as inscrições é uma GRANDE dificuldade. Apesar da fama da simplicidade em seus layouts e aplicativos, no Reader é muito complicado compartilhar as inscrições. Não sei quando que as funcionalidades apresentadas no artigo serão implementadas no meu Google Reader.

  2. eu acho o GReader muito bom, utilizo ele para ver todos meus feeds e não penso en trocalo com interface facil e amigavel, não vejo problema nenhum em compartilhar as minhas informações

  3. Gosto muito do reader, acho ele ótimo. Pena que nao tenho amigos que o usem, e não tenho como compartilhar coisas direto do google reader

Comente!