Google Calendar ganha Labs e nova API

Com um funcionamento semelhante ao Gmail Labs, o Google anunciou nesta terça-feira a implementação de um laboratório de funcionalidades experimentais para o Google Calendar (ou “Google Agenda” no Brasil)*.

“Google Calendar Labs não só tornará possível o lançamento de funcionalidades experimentais como também traz uma nova API que permitirá os consumidores do Google Apps enterprise extender as capacidades e oferecer modos personalizados que atendam as necessidades dos seus negócios e funcionários” disse o Google.


Seguindo a mesma ideia do Gmail Labs, as funções experimentais do Google Calendar podem ser alteradas, apresentar problemas ou desaparecer a qualquer momento. Conheça os primeiros recursos existentes:

  • Background image – Adicione uma imagem que irá preencher o fundo do Google Calendar. Eu já fiz minha parte: coloquei uma bela foto do mar para lembrar das próximas férias! :)
  • Attach Google Docs – Uma opção muito bacana para quem deseja anexar um documento, planilha ou uma apresentação com conjunto com um evento.
  • World clock – Deseja ficar ligado nos horários mundiais? Essa funcionalidade exibe uma lista personalizada de cidades e seus horários.
  • Jump to date – As vezes clicar e procurar não é o bastante. “Jump to date” permite ir direto ao ponto, selecione a data desejada e o Calendar exibe os eventos programados.
  • Next meeting – Saiba exatamente em quanto tempo começará o proximo evento programado em seu Google Calendar.
  • Free or busy – Uma das funcionalidades mais interessantes do Calendar está na possibilidade de compartilhar calendários. Com o “Free or busy” é possível mostrar aos amigos que você está livre para aquela partida de Left 4 Dead ou ocupado conversando no Twitter.

Para ativar o Calendar Labs em domínios com Google Apps, os administradores devem ativar a funcionalidade de “novos recursos” dentro do painel de controle do Google Apps. No caso dos usuários normais, o Calendar Labs é acessado através da página padrão de configurações do Google Calendar.

* Labs não disponível para a versão em português do Google Calendar.

2 Replies to “Google Calendar ganha Labs e nova API

  1. E implementaram uma funcionalidade interessante, que gostaria que tivesse no Gmail:
    Ao ativar a possibilidade de temas personalizados, os temas do GCalendar são alterados por meio da apresentação da URL da imagem.

  2. Primeiro habilitar a funcionalidade “Background image”, na aba Labs, e depois na opção “Calendar background”, da aba General, informar a URL da imagem.

Comente!