Google quer tornar a web mais rápida

Para conseguir obter um panorama detalhado e reforçar a ideia de que “a velocidade é importante” na internet, o Google publicou recentemente um artigo que informa a coletado dados através de experiências em sua página de resultados de pesquisa com o intuito de “entender a experiência de pesquisa do usuário e aprimorá-la.”

supergoogle


“Recentemente, fizemos algumas experiências para determinar como os usuários reagem quando a pesquisa na web é mais lenta. Sempre consideramos a velocidade como uma vantagem competitiva. Portanto, essa pesquisa é importante para compreender o dilema entre aumentar a velocidade e aumentar o número de recursos disponíveis. Esperamos que, ao compartilhar informações com o público, fornecermos uma também uma visão mais precisa da importância da velocidade” explicou Jake Brutlag, Infraestrutura de pesquisa na web.

Para realizar as experiências [PDF], o Google implementou uma demora proposital no servidor para representar um aumentar do tempo de processamento antes e enquanto os resultados são transmitidos para o navegador. “Em outras palavras, tornamos a entrega dos resultados de pesquisa mais lenta intencionalmente para saber a reação dos usuários”.

“Nossas experiências mostraram que diminuir a velocidade da página de resultados de pesquisa entre 100 e 400 milésimos de segundos causa um impacto considerável de -0,2% a -0,6% na quantidade de pesquisas feitas pelos usuários (média obtida ao longo de quatro ou seis semanas, dependendo da experiência). Isto significa um perda de 0,2% a 0,6% no número de pesquisas para diferenças de menos de meio segundo!” reportou a empresa.

Com base nos resultados, o Google acredita que uma web otimizada traz um maior benefício para todos os usuários, maior facilidade de acesso e usabilidade. Para obter mais informações sobre o desempenho na web, otimizar a velocidade de aplicativos para web e tornar a navegação mais rápida, não deixe de ler esse outro post publicado pelo Google Brasil.

2 Replies to “Google quer tornar a web mais rápida

  1. Usar imagens sem os direitos autorias é crime. Olha a imagem do Google que você utiliza!

    1. Olá Fabinho, a imagem em questão não apresenta direitos autorais, pelo menos a fonte permitia reutilização da própria. Segundo, qualquer imagem com direitos autorais poderá ser removida perante a informação de propriedade ou mesmo documentação. Basta simplesmente um contato para que qualquer imagem seja removida em poucos minutos. Valeu :)

Comente!