Gmail implementa ‘arrastar e soltar’ e outras novidades

Buscando aprimorar ainda mais a usabilidade do Gmail, o Google implementou esta semana uma série de novidades que poderão tornar o gerenciamento de suas mensagens ainda mais fácil.

Nova localização dos Marcadores


labels_promo

A principal mudança feita pela firma de Mountain View está na nova localização dos marcadores, acessível diretamente do menu principal do Gmail. “Em vez de uma própria sessão, seus marcadores são exibidos acima do painel chat, junto com sua caixa de entrada, rascunhos, enviados e outros” explicou a empresa.

Esconder ou Exbir Marcadores

Outra novidade está na possibilidade de personalizar os marcadores do Gmail. Através da página “Gerenciador de Marcadores“, os usuários podem escolher entre os marcadores existentes quais devem ou não ser exibidos junto ao menu, também é possível configurar quais dos marcadores do sistema deverão permanecer visíveis ou não (atenção: esconder um marcador não significa desativar o mesmo).

Arrastar e Soltar

dragndrop1

Desenvolvido para tornar as ações no Gmail mais simples, os usuários do e-mail do Google agora podem tirar proveitor da funcionalidade de “arrastar e soltar”. Em vez de abrir menus e selecionar marcadores, esta mesma operação pode ser feita no “estalar de um clique do mouse”: basta apenas arrastar uma seleção de mensagens para um marcador no menu, ou vice-versa (arrastar o marcador para a mensagem desejada).

Marcadores do Lado Direito

Em conjunto ao anúncio das melhorias no sistema dos marcadores, o Google aproveitou para informar que irá descontinuar o desenvolvimento da funcionalidade experimental Right-side Labels. “Este é o primeiro recurso do Labs que estamos descontinuando. Se você sentir amarrado ao menu esquerdo, ative a opção experimental para mudar o chat para o lado direito”.

Agradecimentos aos leitores Jefferson Paradello, Felipe Concatto, MeAjude, Jorge Rodrigues, Maurício Oliveira, Enio Terra, @aventureiros e @suelio pela dica!

6 Replies to “Gmail implementa ‘arrastar e soltar’ e outras novidades

  1. Uma dos melhores recursos do Labs e eles decidem cancelar. Não consigo entender, se já está feito e implementado porque não deixar? A declaração também foi péssima, não são é o menu do lado direito que me fez utilizar esse recurso, e sim o fato de poder dividir as labels do menu dos dois lados para não se preciso utilizar a barra de rolagem.

  2. Gostava tanto dos labels na direita que apesar de ser uma mudança muito interessante me deixou um pouco frustado. Utilizava o label na direita junto com o plugin http://arendvr.com/folders4gmail/ (que atualmente esta desatualizado, mas com ele se pode organizar os labels de forma que tenha categoria e subcategoria)

  3. Como disse a equipe do Google Mail em seu blog, “a few of you used and liked Right-side Labels”.
    Então, apenas a minoria, quer de potenciais usuários, quer não, foi a que se desagradou no caso.

Comente!