Especial Google Wave – O Funcionamento

Como apresentado por seus criadores, o Google Wave apresenta grandes vantagens quando utilizado de forma colaborativa. Dependendo da atividade a ser realizada, pode até se tornar mais útil que o próprio Gmail e Docs. Sua facilidade em promover colaboração, gerar comunicação em tempo real e integração de diversos tipos de conteúdo, colocam o produto no topo da cadeia alimentar para as pessoas que necessitam de uma plataforma rápida, robusta e fácil.

Com uma perfeita simetria entre compartilhamento e colaboração, o Google Wave foi desenhado como forma de aprimorar as ferramentas existentes e adicionar valor, ponto chave e fundamental para o sucesso da plataforma. Ao mesmo tempo que empreende um novo formato de comunicação, adiciona grandes possibilidades de expansão e integração com sites e serviços atuais.


As Ondas

Ao criar uma “onda”, ou “Wave” em inglês, o utilizador terá em mãos um conjunto de ferramentas interessantes para poder tornar facilmente seu conteúdo relevante para outras pessoas ou até mais produtivo. Uma das funcionalidades tem como base a “conversação”, onde o conteúdo pode ser discutido por diversas pessoas de forma simultânea, e incrivelmente, em tempo real.

Discussão

As conversas entre os participantes podem ser tanto adicionadas ao rodapé do conteúdo quanto em seu interior, muito semelhante as conversações que existem em e-mails onde a resposta é inserida dentro do texto original. No Google Wave, esse molde de conversação passa a ser mais limpo e fácil para a visualização.

Playback

Com a geração de muitas respostas, assim como também ocorre nos e-mails, a conversação pode tender a um assunto de difícil compreensão. Para facilitar a integração de novos participantes, o Google Wave possui uma funcionalidade chamada “Playback” que demonstra de forma simples o histórico de todas as mudanças ocorrida em um “Wave”.

Réplica Oculta

Caso um assunto específico seja voltado diretamente para uma pessoa, sem qualquer necessidade de ser exibido para outras pessoas, os utilizadores podem esconder por fazer uma réplica privada. Uma implementação muito interessante que evita assuntos off-topics e possivelmente desnecessários.

Compartilhamento e Colaboração

Outra funcionalidade muito curiosa está na possibilidade compartilhar diversos tipos de conteúdo, incluindo fotos. Neste caso, basta abrir a pasta onde os arquivos estão armazenados e arrasta-los para dentro da janela do navegador. o Google Wave automaticamente enviará os arquivos para todos os participantes e tornará disponível. Existe também a opção de incorporar as fotos compartilhadas em blogs e sites ou assistir a um slideshow diretamente do Wave.

Qualquer conteúdo compartilhado poderá ser editado entre os participantes. Em caso de textos e fotos, os participantes podem editar um texto, adicionar novos conteúdos, legendar fotos e muito mais. Todas as ações são automaticamente exibidas em tempo real para todos os participantes, na caso do autor original, o mesmo verá as alterações feitas com destaque.

Nas fotos incorporadas em blogs e sites através do Google Wave, os comentários serão agregados [em tempo real] juntamente ao Wave relacionado, o que permitirá ao autor responder com muito conforto. Uma experiência de usabilidade que poderá agradar os visitantes, amigos e familiares.

Wave Mobile

“O futuro é móvel”. Esta ideia, que expressa de forma completa o futuro do Google e seus serviços, também pode ser utilizada para representar o Google Wave. Conforme demonstrou Lars Rasmussen, o Google está trabalhando no desenvolvimento de uma interface especial para Android e iPhone que permitirá trabalhar com o Wave onde quiser e com as mesmas qualidades da versão para Desktop.

Continua…

11 Replies to “Especial Google Wave – O Funcionamento

  1. Esse artigo está com uma linguagem muito enrolada, parece até que foi escrito pela Microsoft… Até a primeira metade fica dizendo que o Wave é uma maravilha sem ter dito exatamente o que é nem pra que serve (embora se possa deduzir…)

    1. Olá Helton, o texto é uma base superficial do funcionamento do Wave. Mas é realmente uma maravilha tecnológica. :)

  2. Acredito que o Wave será uma ferramenta muito poderosa, porem, para variar, brasileiro entra e estraga tudo, começa a criar waves com assuntos nada a ver, faz testes em waves públicas, fica reclamando do sistema estar bugado, mesmo sabendo que o sistema é versão desenvolvimento, não é nem beta. Depois não sabem porque ficam reclamando de brasileiro.

  3. Axei o artigo um pouco confuso, o Google wave promete revolucionar, como sempre o Google inova, então não dúvido !

  4. Fui convidado pra testar o Google Wave! e posso convidar mais 20 pessoas pra testa comigo! ;D

Comente!