Especial Google Wave – A História

11
159

google-wave-logoDesenvolvido pelos mesmos irmãos que venderam uma empresa de mapas australiana (Where 2 Tech) no começo de 2004 para o Google, atualmente o núcleo da plataforma do Google Maps. Com o desejo de ir além dos mapas, Lars e Jens Rasmussen decidiram caminhar em direção de algo completamente novo.

Embora o projeto do Google Wave tenha surgido por volta de 2004, os irmãos estavam completamente empenhados na construção do Google Maps que conhecemos hoje. Somente em 2007, com a ajuda de Stephanie Hannon, o projeto ganhou grandes expectativas e tempo, e recentemente, passou por diversos testes internos até ser apresentado ao público em 28/05.


Nascido com a ideia de unir a facilidade do e-mail com a rapidez dos comunicadores instantâneos, o Google Wave é um serviço robusto que contempla uma série de novas tecnologias e o desejo de compartilhar conteúdo. Para Lars Rasumussen, o Google Wave pode ser facilmente compreendido como um sistema de e-mail caso fosse criado nos dias de hoje.

Com funcionalidades que lembram o descontinuado Google Notebook e o Picasa Hello, os usuários do Google Wave poderão compartilhar qualquer tipo de informação, desde textos formatados, fotos, vídeos, mapas, e com ajuda de desenvolvedores, promover novos meios e ferramentas que ampliem a usabilidade em trabalhar de forma conjunta.

A nova plataforma do Google, que aparentemente pode se apresentar como um complemento aos atuais serviços, poderá funcionar como uma ferramenta estratégica dentro de empresas, onde um conteúdo pode receber feedbacks de forma dinâmica, implementações e aperfeiçoamentos; algo muito mais vantajoso que o simples e-mail que conhecemos.

Continua…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Developer Day 2009
Próximo artigoGoogle e Fiat anunciam coletiva para o lançamento do Street View no Brasil
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

11 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não vi a cara do Wave, mas me parece ser muito, mas muito parecido com o Yahoo! Meme, porém com integração com outros serviços, ou não…

    []’s
    Compulsivo

  2. Yahoo Meme? Grande funcionalidade que tem o Meme, texto-video-foto e um monte de blogueiros desocupados postando gifs. Sem comentários.

  3. Acho que definiria como uma fusão de e-mail, *Wiki*, Chat, Fórum e Rede Social de compartilhamento de conteúdos (Seja textos, fotos, multímidia, web-aplicativos, etc).

  4. Não conheço o Yahoo Meme, porém o que vi hoje é inovador e integra várias ferramentas colaborativas, além de trazer novidades em tempo real de tradução de mensagens instantâneas, compartilhamento integrado com outros sites, blog e redes sociais…vale a pena checar.

  5. Agora é aguardar o lançamento! Poderia dizer como todo usuario ansioso: Tomara que nao demore! Mas espero que quando lançado, esteje disponivel para todas as plataformas: Win, Linx e MacOS… etc.

    • Thiago Moura, o Google Wave é um aplicativo web como o Gmail e outros serviços. A única necessidade é ter instalado um browser moderno como o Firefox 3.5, Chrome 3, Safari 4, Opera 10 ou IE8.

  6. Discordo totalmente, google wave parecido com Yahoo! Meme =/

    Concordo com o Guilherme “Grande funcionalidade que tem o Meme, texto-video-foto e um monte de blogueiros desocupados postando gifs. Sem comentários.”

Comente!