Google Fusion Tables: compartilhe e visualize grandes conjunto de dados

12
2159

O Google disponibilizou um novo produto experimental no Google Labs para visualização de dados: o Google Fusion Tables oferece uma plataforma para visualização de grandes conjunto de dados, uma nova opção para empresas que tentam interesse no compartilhamento de banco de dados na nuvem computacional do Google.

Diferente do Google Spreadsheets, que apresenta atualmente suporte a pequenas planilhas, o Google Fusion Tables tem capacidade para trabalhar com enormes estruturas. Durante a fase de testes, o serviço está pronto para executar planilhas com limites de 100MB por tabela e 250MB por usuário.


Além de trazer uma visualização instantânea, os dados são exibidos em um mapa ou gráfico. Colunas com localizações são interpretadas automaticamente e os usuários podem fazer ajustes diretamente no mapa, se necessário. Também é possível usar filtros e agregar ferramentas para visualizações mais seletivas.

Assim como os produtos existentes do Google, o Google Fusion Tables oferece uma gama completa de ferramentas para convidar colaboradores para visualização e edição, opção para mesclar dados com outras tabelas de dados e interação online entre toda a equipe. Todas as mudanças são registradas e podem ser recuperadas.

O Google Fusion Tables ainda adiciona novos recursos que permitem selecionar o conteúdo a ser compartilhado, uma forma de direcionar tarefas relevantes e reduzir a visualização de dados irrelevantes. Outro ponto interessante está na possibilidade de especificar uma atribuição a dados específicos, uma sinalização importante ao mesclar os dados com outras planilhas. Os mapas e gráficos, dependendo do interesse da empresa, podem ser incorporados a web sites e blogs.

12 COMENTÁRIOS

  1. Com um suporte a SQL e Forms, dá pra montar pequenos sistemas em cima dessa plataforma. Essa é uma idéia que tem futuro!

  2. Mais uma vez o Google deu outro passo importante na parte de sua estratégia que trata de oferecer Software como Serviço (SaaS). Hoje já se pode contar com várias bibliotecas de código (APIs) e ferramentas. Em pouco tempo intituições vão delegar sua infra-estrutura a essa empresa levadas por características como credibilidade, baixos custos e inovação.

  3. Alguém ai saberia se esse serviço do Google poderia ser classificado como Web Database, como o SimpleDB da Amazon, por exemplo.

  4. Mas, na verdade o que faz o google fusion tables labs, aceita apenas xls?. É possível criar um banco de dados como firebird, mysql como?.

    Obrigado.

  5. Só uma coisa me inquieta: Como fazer consultas nessas bases de dados?
    Digo, usa SQL como o MySQL ou MSSQL Server?
    Já existe um driver ODBC por exemplo?

    Abraço a todos.

  6. A google está inovando cada vez mais, mas acho meio difícil esse banco de dados disparar e competir com os grandes banco de dados como Oracle e MSSQL, pode até competir com MySQL, e outros bancos pequenos. Você proprietário de uma grande empresa nunca irá disponibilizar os seus dados confidencias em um banco de dados compartilhado na internet. Acho que o Sr. Rene está se equivocando quando fala que Oracle e MSSQL se cuidem.

    Sou Mestre em banco de dados pela UFPR, e Certificado Oracle, e acreditem a Google terá que inovar muito, para chegar aos 1% de bancos de dados como MSSQL e Oracle.

    Mas torço para o sucesso deles.
    Forte Abraço.

    • Ai que esta a diferença entre o senso comumm, "o que vc imagina" e o que o google vislumbra. O que eles disponibilizaram nao tem nada a ver com banco de dados Oracle, mysql, MSSQL e nem o objetivo competir com estes.
      A aplicação desta banco de dados é para um nicho onde o oracle nem o mysql servem: aplicações estritamente online ou na nuvem.

      A diferença esta em:
      – Escalabilidade na nuvem, igual eles fazem com gmail, liberam recurso na medida que vc precisa
      – Disponibilidade garantida pelos servidores do google
      – Você nao precisa conhecer nada de Sistema Operacional ou Gestão de infraestrutura, isso tudo já está incluso e disponível na nuvem.

      Você está querendo comparar laranja com maça. ;)

  7. Muito interessante!Mas ainda não entendi muito bem. Funciona como os bancos flatfiles? Armazenando arquivos?

  8. é possivel, com o google fusion tables, fazer uma conexao com tabelas de otros bancos de dados? Pegar as informações de outro banco, que são atualizadas constantemente e faze-las serem atualizadas no mapa do recurso???

    agradeço

Comente!