Morre Rajeev Motwani, professor da Universidade Stanford que ajudou na criação do PageRank

2
169

rajeevHoje é um dia triste para o mundo das buscas. Rajeev Motwani, professor da Universidade Stanford que teve co-autoria no desenvolvimento do algoritmo PageRank, o núcleo da busca do Google – e antigo conselheiro de Larry Page e Sergey Brin – morreu ontem no Vale do Silício.

Em um artigo novo sem seu blog pessoal, Sergey Brin descreve Motwani como “amigo e professor”. Abaixo, o post traduzido na íntegra:


Lembrando Rajeev
Faz um bom tempo desde que atualizei este blog. Na verdade, tenho feito algumas pesquisas para o que poderia ser meu próximo post.

Infelizmente, a vida nem sempre lhe dá o luxo de planejar o que pode estar se fechando próximo ao seu coração. É com grande tristeza que eu escrevo sobre a morte do meu professor e amigo Professor Rajeev Motwani. Mas eu preferiria não falar sobre a tristeza de sua morte, mas celebrar sua vida.

Oficialmente, Rajeev não era meu conselheiro, ainda que ele tenha jogado apenas como um grande papel em minha pesquisa, educação e desenvolvimento profissional. Além de ser um brilhante cientista da computação, Rajeev era muito gentil e pessoa amigável e sua porta estava sempre aberta. Não importa o que estava acontecendo na minha vida ou trabalho, eu sempre poderia parar em seu escritório para uma interessante conversa e um sorriso amigável.

Quando o meu interesse se voltou para mineração de dados, Rajeev ajudou a coordenar uma reunião em grupo sobre o assunto. Mesmo sendo apenas um das centenas de estudantes de graduação no departamento, ele sempre fez o tempo e esforço para ajudar. Mais tarde, quando Larry e eu começamos a trabalhar juntos em uma pesquisa que poderia levar ao Google, Rajeev estava lá para nos apoiar e guiar-nos através de desafios, tanto técnica e organizacional.

Eventualmente, como o Google surgiu a partir de Stanford, Rajeev se manteve como um amigo e conselheiro assim como para muitas outras pessoas e startups. De todos os professores em Stanford, foi com Rajeev que fiquei mais próximo e eu vou sentir sua falta. Mas o seu legado e personalidade vivem em seus alunos, projetos e as empresas que ele tocou. Hoje, quando você usa um pedaço de tecnologia, há uma boa chance de existir Rajeev Motwani é por trás dele.

2 COMENTÁRIOS

Comente!