Google fecha parceria com Governo de Minas

No último dia 01 de Junho, o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o Diretor-Geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram o Protocolo de Intenções que viabilizará acesso gratuito ao Google Apps Education Edition – conjunto de softwares oferecido pela empresa – para toda a rede estadual de ensino, incluindo professores alunos e funcionários.

O acordo, que tem como objetivo promover a inclusão digital e popularizar o uso da Internet no Estado, planeja oferecer acesso gratuito a um conjunto de softwares do Google aos 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores de toda a rede pública estadual.A iniciativa ainda levará às 3.920 escolas da rede o Google Apps Education Edition, que inclui serviços de e-mail (Gmail), mensagens instantâneas (Gtalk), agendas digitais compartilhadas (Google Calendar), editor de textos e planilhas (Google Docs) e editor de páginas de Web (Google Sites).


Para a ocasião da assinatura do convênio, o Google Brasil trouxe à Belo Horizonte o Vice Presidente Internacional do Google Inc., Vinton Cerf, criador do TCP/IP, que possibilita a troca de informações entre computadores de diferentes fabricantes e tamanhos. Cerf, considerado o pai da internet, proferiu sua palestra sobre a “A internet do futuro” para blogueiros e representantes do governo.

O projeto conta com 3 pilares: Colaboração, Comunicação e Infraestrutura.

Colaboração: Permitir a criação de documentos de texto, planilhas, formulários, apresentações e sites de forma colaborativa. Ou seja: várias pessoas editando o mesmo arquivo em tempo real, de qualquer lugar, de qualquer tipo de computador ou até mesmo de telefones celulares. Aplicativos incluídos: Google Docs, Google Site, Labs, Google Vídeo.

Comunicação: Facilitar a comunicação para os alunos, funcionários e professores através de canais via web. Emails de 7GB de capacidade, instant messenger, chats em áudio e vídeos, agendas de laboratórios e calendário de atividades. Aplicativos incluídos: Gmail, Gtalk, Google Calendar.

Infraestrutura: Economizar tempo e recursos públicos através da hospedagem de aplicativos de web. Toda a experiência do Google em gerenciamento de dados na internet está à disposição da educação. Inclui: ferramentas de administração, privacidade e segurança, além de acesso às APIs Google.

vintcerfbh

Foto: Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o Vice Presidente Internacional do Google, Vinton Cerf.

Agradecimentos ao leitor Gianvitor Dias pela dica!

4 Replies to “Google fecha parceria com Governo de Minas

  1. Vcs poderiam ter feito a logo do Google com a bandeira de Minas.

  2. Parabéns, vamos deixar o Google fazer o que ele se propos desde sempre: organizar a informação do mundo inteiro e disponibilizá-la para todos. Sem nenhuma restrição ou impedimento. Abraços

  3. espero que essa oportunidade de parceria possa criar um polo do google e do desenvolvimento de software livre no pais.
    uma politica que é seguida pela google e pelo governo brasileiro!

Comente!