Google Wave, uma nova plataforma de colaboração e comunicação

google-wave-logoOntem, durante a conferência Google I/O, Vic Gundotra, Vice Presidente de Engenharia no Google, anunciou o lançamento de um novo produto que implementará um novo modelo para comunicação e colaboração na internet, uma plataforma construída com o intuito de tirar proveito máximo do novo padrão HTML5.

Segundo a empresa, o Google Wave oferecerá a possibilidade de comunicar e trabalhar simultaneamente com amigos e contatos, desde textos formatados, fotos, vídeos, mapas e muito mais. Qualquer participante poderá criar mensagens-réplicas, editar um conteúdo e adicionar novos participantes em qualquer ponto do processo.


Um revisor (“playback”) permitirá visualizar todo o histórico de alterações, mudanças, edições e inserções. E, assim como o Google Docs, todas as mudanças realizadas no Google Wave serão automaticamente transmitidas em tempo real para os participantes, gerando conversações rápidas, visualização de edições e interação com complementos.

A companhia ainda destaca três tecnologias que foram responsáveis pelo desenvolvimento do Google Wave:

  • Colaboração em Tempo Real – tecnologia que permite a edição por todas as pessoas em tempo real.
  • Ferramentas de Linguagem Natural – modelos contextuais que fornecem sugestões e ortografia.
  • Onda do Google Wave – conjunto de APIs que permitirão incorporar o Google Wave em outros sites ou adicionar gadgets social.

Embora o Google já tenha anunciado o novo produto, o Google Wave entrará no ar somente no segundo semestre de 2009. Inscreva-se agora mesmo para participar deste novo produto do Google.

googlewave

(Clique para ampliar)

Apresentação do Google Wave na conferência Google I/O.

Sergey Brin fala sobre o novo produto Google Wave.

24 Replies to “Google Wave, uma nova plataforma de colaboração e comunicação

  1. Vai ser duro conseguir 1h20 pra entender isso de verdade, mas pelo q eu to vendo vai ser interessante.

    E já vem de fábrica com acesso offline? Ótimo!

  2. Não vi a explicação. Mas parece uma ferramenta de colaboração. Um grande fórum de mensagens, com lista de contatos e compartilhamento de recursos de todos os tipos.

    Pode ser um excelente substituto para os antigos grupos de discussão. E uma opção para quem não se contenta com as comunidades miguxas do Orkut.

    Com um suporte a projetos e “timeline”, pode ter até aplicações profissionais. Interessou bastante!

  3. Não sou da área, mas estou bastante empolgado.

    Imagino isso sendo implementado em várias situações, desde edição de músicas, vídeos, objetos em 3d, animação em tempo real, etc.

    E a menos que eu esteja enganado, quanto mais a informática ficar menos “técnica” e mais intuitiva e colaborativa mais ela irá se desenvolver.

  4. Estou assistindo aos poucos.

    Acho q eles anteciparam esse lançamento para não parecer que copiaram o Twitter (deixaram claro que se inspiraram no email comum e que foi há dois anos o início do projeto, se não me engano).

    Engraçado que pelo fato de não haver Chrome para Mac eles estão rodando Windows XP no Mac. What a shame!

    E usaram Chrome e Safari, não Firefox, pq?

    Mas o Wave é muito legal mesmo.

  5. Usaram o Chrome e o Safari porque ambos usam o Webkit como base, então possuem saídas extremamente similares e previsíveis. O Firefox usa o Gecko, que é bem lentinho pra certas coisas em JS (mais que o IE, acredite).

  6. Eles usam o Firefox, inclusive falam no nome do firefox várias vezes. Vale a pena ver o vídeo

  7. Eu só consegui ver o vídeo hoje, eles usam o Firefox e muito provavelmente funciona no IE também, mas vocês viram que em um certo ponto o FF travou né? haha

    Chrome rulez

  8. Assisti tudo numa tacada só e realmente !
    Os caras se superaram, é uma ferramenta de workflow em tempo real !
    Não vejo a hora de testar isso !

  9. O Google Wave vai ser a próxima tendência online digam adeus hi5, facebook, twitter ou até mesmo às caixas de e-mail e provavelmente ao msn! Imaginem núma só página teres uma conjuntura de “e-mail, instant messaging, wiki e social networking”! Impressonante! Eu fico ansioso à espera com novidades.

  10. To doido pra usar a ferramenta. Achei umpressionante a maneira de colaborar na criação de um documento e mais ainda, a eliminação do próprio conceito de documento, que passa a ser qualquer material escrito e não mais um .doc (tome microsoft).

    Quero implantar na minha empresa o mais rápido possível e criar um canal com o cliente.

    A ideia de integração com chat é simples e poderosíssima. Impressionante ferramenta. Mal posso esperar pra testar.

  11. A Microsoft vai ter que se rebolar. Mas, como é Open Source, eles vão poder copiar.

  12. “A Microsoft vai ter que se rebolar. Mas, como é Open Source, eles vão poder copiar.”

    Sim Marcos, vão copiar mas vão cobrar muito caro por ela, ou seja, eles estão ferrados.. =)

    Parabéns a google pela idéia genial.

  13. Isso vai ser interessante, finalmente uma ferramenta que nos permite trabalhar e conversar em tempo um! é simplesmente enlouquecedor ter que ficar se desdobrando no pc, tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo…
    Mas será que as empresas vão permitir esse tipo de programa? porque tem o “chat” e isso em algumas empresas são claramente proibidas. é esperar para ver! :)

  14. Parece que tem um perfil no twitter sorteando convites para o google wave e o tal de @wave_convites, nao custa tentar.
    eu querrrrooooo

Comente!