Google Searchology 2009: as novidades em pesquisas

searchology

Realizado na sede em Mountain View, na California, o Google apresentou ontem a segunda edição do evento Searchology que visa informar seus usuários, parceiros e clientes sobre inovações e novidades em pesquisas e a implementação de novos recursos.


Marissa Mayer, Vice-Presidente de Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário e Jack Menzel, Gerente de Produtos, anunciaram algumas melhorias e implementações importantes no mecanismo de pesquisas do Google. Para os executivos, quanto mais os usuários se tornam mais sofisticados, mais complexos se tornam os problemas a serem resolvidos.

<< “Para encontrar uma solução para essa questão, gastamos bastante tempo pensando em como poderíamos entender melhor a grande variedade de informações disponíveis na web e conectar rapidamente os usuários à informação de que precisam naquele exato momento. Queremos ajudar os nossos usuários a encontrar informações mais úteis e fazer coisas mais úteis com elas”. >>

Com o intuito de suprir uma nova necessidade dos usuários, o Google anunciou o lançamento de um novo conjunto de ferramentas chamada “Opções de Pesquisa”, que permitirá gerenciar os resultados e gerar visualizações diferentes para encontrar uma informações específica de forma mais rápida e fácil.

<< “Digamos que você esteja procurando por discussões em fóruns sobre um produto específico, mas esteja mais interessado em discussões recentes. Não é fácil formular essa consulta, mas com as Opções de Pesquisa você pode pesquisar pelo nome do produto e aplicar as opções para filtrar os sites de fóruns e visualizar apenas os resultados da semana anterior”. >>

Embora o Google não tenha como foco específico as informações geradas em tempo real, o novo “Opções de Pesquisa” é uma forma de atribuir uma variável de tempo as pesquisas, gerando aos usuários a oportunidade de descobrir informações recentes e ajudar na realização de pesquisas em períodos de tempo restritos.

Informações mais úteis

O Google também anunciou uma melhoria ao decidir que os snippets (trechos exibidos com cada resultado) passarão a ficar mais completos e incluirão uma nova gama de informações como avaliações, resenhas e preços.

<< “Esses “rich snippets” extraem e mostram informações mais úteis das páginas da web do que os textos que você está acostumado a ver. Por exemplo, se você está pensando em experimentar um novo restaurante e está pesquisando resenhas, os snippets completos podem incluir informações como a classificação média das resenhas, o número de resenhas e a faixa de preço do restaurante”. >>

Para que esses detalhes possam estar cada vez mais acessíveis, o Google espera que os editores da web possam ajudar na coleta das informações com a adoção de microformatos ou padrões do RDFa (linguagem de marcação) para que esses dados possam ser exibidos.

*Com informações do blog oficial do Google Brasil.

6 Replies to “Google Searchology 2009: as novidades em pesquisas

  1. e eu feliz, por te encontrado os valores perfeitos para algumas chaves de registro do Windows, e ai você pergunta?

    Para que usar outro buscador?

  2. Realmente os caras não brincam em serviço (ou melhor, até brincam)! Volta e meia aparece um novo buscador prometendo mundos e fundos… E nada! E os caras lá, jogando, comendo, brincando lançam uma ferramenta como esta.. Então, repito a pergunta do Gabriel: “Para que usar outro buscador?”

Comente!