TweetRank? Twitter Search planeja indexar sites twittados

google_twitterSegundo reportou o TechCrunch, Santosh Jayaram, novo Vice-Presidente de Operações do Twitter, anunciou recentemente que o Twitter Search, um mecanismo de pesquisa em tempo real que varre as micro-mensagens da rede social, começará em breve a indexar os links que as pessoas divulgam em seus tweets.

Esse movimento, além de permitir explorar conteúdos mais amplos, permitirá ao Twitter entrar num novo nível entre os sistemas de pesquisas atuais. Com essa novidade, os utilizadores passarão a ter acesso ao conteúdo gerado na rede social e a oportunidade de descobrir páginas da web que apresentam um “voto de confiança” daqueles que twittaram o conteúdo.


Para Jayaram, ex-Vice Presidente de Qualidade de Pesquisas no Google, a idéia do Twitter não está na construção de um mecanismo de pesquisas concorrente ao Google, mas no desenvolvimento de um mecanismo diferente e com diretrizes próprias. “Nossos engenheiros estão tentando determinar o melhor modo de calcular essa reputação” disse.

Embora ainda não se saiba exatamente como será o algoritmo do Twitter Search, é possível que o cálculo seja realizado pelo número de seguidores de um perfil ou mesmo através da contabilização de RTs (ReTweets).

3 Replies to “TweetRank? Twitter Search planeja indexar sites twittados

  1. Num primeiro momento parece uma excelente jogada, mas vai ser difícil evitar a manipulação disso (o marketing selvagem).

    E tem tb de lidar com os redirecionamentos (tinyurl por exemplo). Por enquanto o Twitter parece bem vulnerável a scripts massivos (por exemplo, seguir automaticamente todos que seguem uma pessoa famosa), outra dor de cabeça na certa.

    Repararam que volta e meia o site fica fora do ar? Mas de qualquer maneira a jogada é muito boa.

  2. Qual a diferença disto para o que já foi feito há oito anos pelo MIT, o Blogdex? Fora o gap de oito anos e a palavra chave ter mudado de blog/post para twitter/tweet?

    Cada link recebia uma pontuação baseada no número de fontes que citavam e no intervalo de tempo entre citações, se não me engano.

    Será que estou ficando velho e mais ninguém lembra disto?

  3. Cmmentario. {seesmic_video:{“url_thumbnail”:{“value”:”http://t.seesmic.com/thumbnail/tAYsDDp4x5_th1.jpg”}”title”:{“value”:”Cmmentario. “}”videoUri”:{“value”:”http://www.seesmic.com/video/cQXomkoaa0″}}}

Comente!