Google Search ganhará novas referências de buscas

7
12

O Google alertou no começo da semana que irá implementar um novo formato de URL para as buscas realizadas através do Google Search. Entre as hipóteses para esta mudança está a possibilidade de uma nova página de resultados gerada com base na tecnologia Ajax, uma mudança que traria velocidade significativa na exibição dos resultados.

Segundo a empresa, o Google Analytics não deverá ser afetado pelas mudanças mas outras companhias especializadas em mensuração de tráfego como GetClicky, Reinvigorate, e outras, deverão realizar mudanças em seus sistemas para se adequarem aos novos padrões.


Ao realizar uma busca por “Flowers”, por exemplo, a URL será alterada de:

http://www.google.com/search?hl=en&q=flowers&btnG=Google+Search

Para:

http://www.google.com/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=7&url=http%3A%2F%2Fwww.example.com%2Fmypage.htm&ei=0SjdSa-1N5O8M_qW8dQN&rct=j&q=flowers&usg=AFQjCNHJXSUh7Vw7oubPaO3tZOzz-F-u_w&sig2=X8uCFh6IoPtnwmvGMULQfw

A maior diferença entre as URLs está na substituição do “/search?” por “/url?”. Esta alteração que não afeta o Google Analytics mas alguns possíveis fornecedores terão que trabalhar numa correção e/ou ajuste suas tecnologias. Fique ligado neste aspecto caso você note que as palavras-chaves venham a sumir de seus relatórios.

Atualizado: Outro ponto interessante está na adição de parâmetros indicativos de ranking e valor (“cd=7”), indicando ao Analytics que um clique possa ter vindo através de resultados orgânicos ou resultados de pesquisas universais como notícias ou vídeo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Vitor, caso seja confirmado que os resultados de busca do Google serão exibidos em Ajax, esta nova URL é necessária para conseguir passar os valores necessários aos serviços de mensurações.

  2. É impressão ou eles também estão passando códigos que identificariam o visitante (aquele cookie imortal que o Google grava pra cada pessoa)?

  3. mudança já esta em pratica…

    mas acredito que não afetara o controle de palavras chaves…

    pois a variável passada pela url continua sendo a “q”

Comente!