Google App Engine anuncia suporte a linguagem Fortran 77

appengine_fortranO Google anunciou hoje, em conjunto com uma decisão estratégica da CADIE, que seu produto App Engine passará a oferecer também suporte a linguagem de programação Fortran 77, além da linguagem já presente e popular Python.

<< A família de linguagens de programação conhecida globalmente como Fortran foi desenvolvida a partir da década de 1950 e continua a ser usada hoje em dia. O nome tem como origens a expressão “FORmula TRANslation” (ou “Translator”).


A linguagem foi modernizada a partir de 1970 e um novo padrão lançado em 1977, FORTRAN 77, introduzia algumas pequenas alterações na estrutura dos comandos, como o uso dos blocos IF…THEN…ELSE.

Uma característica marcante do FORTRAN 77 são as regras de alinhamento das linhas do programa, uma herança da era dos cartões perfurados. Originalmente, a sintaxe do FORTRAN 77 foi definida de forma que cada linha do programa fosse escrita em um cartão perfurado, com um caracter por coluna, obedecendo algumas regras. Fonte >>

fortrancartao

2 Replies to “Google App Engine anuncia suporte a linguagem Fortran 77

  1. Lembrando pra galera q vai preencher o formulário de codificação (vide link do Google App), que deve se utilizar somente as colunas 7 a 72, ok? As demais, só utilizem se realmente souberem o que estão fazendo…

    ( Ow, Fortran é irado, tá?? E sim, ainda tem gente q mexe com isso.. juuuro! eu q o diga… :P )

  2. Débora, obrigado pela explicação! Pensei em traduzir mas não tinha nenhuma noção do que isso queria dizer… :)

Comente!