Yahoo! e Telemundo encerram parceria após dois anos

yahoo_brand.jpgAlém do Yahoo! da Argentina, Chile, Espanha e México, a empresa possui também outro portal em Espanhol – mas dedicado ao público norte-americano. Conhecido apenas como “Yahoo! En Español”, lançado em 1998, essa versão iniciou uma parceria em 2006 com a rede de TV americana Telemundo, lançada em 1954 (a segunda maior produtora de conteúdo em Espanhol no mundo).

Foi então que o Yahoo! Telemundo entrou no ar, um dos três portais do Yahoo! que são resultado de parcerias e/ou join ventures entre empresas – os outros dois são o Yahoo!7 (resultado da parceria entre a Yahoo! Inc. e a Seven Media Group, da Austrália) e o Yahoo!Xtra (resultado da join venture entre o Yahoo!7 e a Telecom New Zeland, da Nova Zelândia). Antes dessa parceria o Yahoo! da Austrália e o da Nova Zelândia era um só.


O que o usuário ganha com essas parcerias? A extensa gama de serviços do Yahoo! unida ao conteúdo da empresa parceira. Mas não é só o Yahoo! que faz isso – na Austrália, por exemplo, o MSN chama-se Ninemsn, join venture entre a Microsoft e a PBL Media (controladora da Nine Network), maior rival da Seven Media Group – concorrência, perceberam? =)

No final de 2008, a Yahoo! Inc. e a Telemundo anunciaram a separação, onde, a partir de 2009, o Yahoo! Telemundo seria dividido – o portal voltaria a se chamar Yahoo! En Español e a Telemundo lançaria seu portal independente – ou nem tanto, já que após a separação a Microsoft começou a fornecer conteúdo para o portal da Telemundo (repare o logotipo do MSN Latino no canto superior direito da página). Afinal, negócios são negócios.

1998

logo_1998.jpg

Logotipo do Yahoo! En Español, ainda em baixa resolução quando lançado.

2003

logo_2003.jpg

Reformulação e padronização do logotipo.

2006

logo_2006.jpg

Logotipo utilizado durante a parceria entre o Yahoo! e a Telemundo.

2009

logo_2009.jpg

O Yahoo! En Español, já com seu logotipo roxo, marcando a fase de mudanças.

Comente!