Primeira Extensão para Google Chrome

chrome-128O Google divulgou hoje um documento que revela o primeiro complemento oficial para o Google Chrome, uma das funcionalidades mais solicitadas por desenvolvedores e usuários do navegador.

Embora a primeira extensão seja semelhante a um script de Greasemonkey, existem planos para torna-las mais úteis ao expor funcionalidades adicionais no navegador e permitir aos desenvolvedores a criação de interfaces, explicou Alex Chitu, blogueiro do Google Operating System.


Para instalar a extensão informada no documento do Google, os usuários interessados devem possuir uma recente versão do Chrome ou o Google Chrome 2.0 beta.

Procedimento para instalação

Para ativar o suporte a extensões, você precisa editar o campo de destino do atalho que você normalmente usa para executar o Google Chrome. Clique com o botão direito no atalho, selecione “propriedades” e localize o campo destino. Adicione um espaço no final do endereço exibido e complemente com:

--enable-extensions --load-extension="c:\myextension"

Baixe a extensão, extraia o conteúdo em c:\myextension e execute o Google Chrome. Ao acessar o Google um lolcat será exibido, edite o arquivo foo.js para brincar com outras imagens.

5 Replies to “Primeira Extensão para Google Chrome

  1. Ow Renê, só um deslize: "BaiXe a eStensão, eXtraia…"
    (pode apagar o comentário depois)

    1. Na página de busca do Google, ela troca o logo pela foto de um gato. O Arquivo que baixei aqui não funcionou, Refiz os passos do post do Google e deu certo, notei algumas diferença do código de lá com o código que está aqui.

Comente!