Fuso-horário ajudou no sucesso do Orkut, diz Google

27
9

marissaorkutSegundo publicou Felipe Zmoginski, no plantão da INFO Online, uma recente entrevista com Marissa Mayer, Vice-presidente de Pesquisa de Produtos e Desempenho dos Usuários no Google, revelou informações interessantes sobre os possíveis fatores que teriam motivado o sucesso da rede social Orkut no Brasil e Índia.

Para a executiva do Google, a falta de uma estratégia definida no lançamento da rede social acabou por promover uma adesão em massa, prejudicando o escalonamento de recursos tecnológicos para a grande demanda de usuários, o que potenciamente prejudicou a imagem da rede social para mercado dos Estados Unidos e Europa.

Devido ao fuso-horário, os acessos provenientes do Brasil e Índia acontenciam em momentos que os servidores não apresentam grande tráfego, possibilitando que os internautas de ambos os países pudessem tirar um melhor proveito e uma experiência de usabilidade mais elevada.

Marissa completou dizendo que os países com mais sucesso de usuários no Orkut apresentam um visão deturpada dos serviços do Google: “Se você for para estes países, eles frequentemente pensam que o orkut é dono do Google. E quando você conversa com pessoas no Brasil, elas dizem ´Oh, Google, você quer dizer aquela subsidiária do orkut?'”.

Embora a Info Exame tenha recebido uma chuva de comentários negativos, a história é verídica e já foi descrita aqui no Google Discovery. Clique aqui para ler as histórias que o povo brasileiro conta sobre o Google e Orkut. :)

  • Será a Marissa não achou que grande parte dos brasileiros que utilizam o Google são leigos em relação ao Google?

    Uma coisa é certa: hoje em dia quem não tem orkut, está fora da realidade. Eu por exemplo. :D

    Abs

  • Cab

    Fuso-horário? Essa foi a pior desculpa que eu já ouvi em toda minha vida para o orkut não ter feito sucesso nos EUA e Europa. Acho que o serviço não vingou lá por conta do layout da época que era bem tosco e ainda por cima a falta de recursos em comparação a outros sites similares como facebook e myspace. Isso sim foram os motivos. =D

  • Isso mostra como eles realmente não tem a mínima idéia da razão do seus sucesso.

  • olha eu não sei por vcs mas todos que eu converso sabe que o google que é dono do orkut e não ao contrario

  • Cab

    Fuso-horário? Essa foi a pior desculpa que eu já ouvi em toda minha vida para o orkut não ter feito sucesso nos EUA e Europa. Acho que o serviço não vingou lá por conta do layout da época que era bem tosco e ainda por cima a falta de recursos em comparação a outros sites similares como facebook e myspace. Isso sim foram os motivos. =D

    Ou já esqueceram que aqui no Brasil também dava "bad, bad server, no donut for you" direto, também? =P

  • Daniel

    A única razão que creio para a falta de adesão do público norte-americano é justamente o fato de ter feito muito sucesso no Brasil, ou seja: preconceito mesmo. Eles simplesmente não queriam participar de uma rede social cheia de latinos… ou indianos.

  • Ontem mesmo estava conversando com um amigo e ele se surpreendeu ao saber que o Orkut não tinha sido comprado pelo Google. :)

  • Tem muita gente que ainda acredita nas lendas urbanas do Orkut. A maioria nasceu no momento que o Orkut integrou a Google Account oficialmente.

  • "Se você for para estes países, eles frequentemente pensam que o orkut é dono do Google. E quando você conversa com pessoas no Brasil, elas dizem ´Oh, Google, você quer dizer aquela subsidiária do orkut?'".

    Levei um susto quando li isso, a princípio achei que a Marissa tinha viajado. Mas parei um pouco pra pensar e percebi que se tratando de usuários do orkut, que em sua maioria a única coisa que sabem fazer na internet é usar o orkut, esse tipo de pensamento é bem provável de acontecer. Leitores da Info Exame e deste blog podem achar isso incomum (e até ficarem nervosos com isso) pois em sua maioria o nível de conhecimento sobre esses assuntos é bem maior.

  • Rogercorp

    concordo

  • RogerCorp

    concordo também

  • junior

    Nada a ver isso cara

    Sobre o Orkut não fez sucesso por que é muito fraco diferente do Facebook ainda mais agora com as mudanças das páginas que dá pra interagi com os fãs
    E no caso da Casa Branca deixa o YouTube de lado foi por causa do Facebook que é muito melhor pra conversa com o povo http://www.facebook.com/barackobama
    ;)

  • Eu já disse e continuo dizendo: o Orkut faz mais sucesso no Brasil porque é simples!
    O Facebook é muito melhor do ponto de vista das funcionalidaes (que mutias vezes o Orkut copia meses mais tarde), mas não é intuitivo e fácil de ser usado como o Orkut, perfeito para a tão defendida "inclusão digital" brasileira.
    Outro dia também pensava em outro aspecto: já repararam como o Facebook é mais frio? Não só pelas cores do layout, mas pelas informações. No Orkut vc entra e já vê as carinhas dos seus amigos do lado, os aniversariantes embaixo… sem contar que no Facebook é praticamente impossível bisbilhotar a vida alheia, né?

  • Marcelo Sarturi

    Absurdo !!! Poxa uma pessoa com a posição dela comentar algo assim mostra que realmente ela não conheçe o potencial do seu produto !!!

    E DA ONDE ELA ME TIRA QUE NO BRASIL FALAM QUE O ORKUT É DONO DO GOOGLE???

    MEU RECADO PARA ELA…LEVANTAR UM POUCO A CABEÇA E VER MAIS O MUNDO QUE VIVE!!!

  • CORRETISSIMO !
    " …A DESCULPA DO CEGO É A SUA BENGALA ! "
    Fez sucesso aqui SOMENTE pq os brasileiros tem mais paciencia que os gringos, que se encheram de tantos bugs no inicio do orkut e foram pro facebook !
    Não vem 'aplicar' na galera !

    :))

  • Marcelo, pode acreditar que essa lenda realmente existe. E não são poucas pessoas que acreditam. :)

  • Interessante que o pessoal de fora não entende a usabilidade do Orkut. Para eles o Facebook é a melhor coisa que existe no mundo. :)

  • Enquanto os usuários Brasileiros gostam de elementos visuais, ver e ter os amigos por perto. Os usuários internacionais gostam de lifestreaming, por isso o Facebook mostra uma timeline em vez da imagem dos amiguinhos na home.

  • Rodrigo

    A Marissa está certa. Aqui, as pessoas lêem as coisas pela metade, inventam o resto da historia, e saem divulgando. E os demais aceitam cegamente. B)

  • Que mulher mongolóide achar isso. Tem americano que nem sabe o que é Google também porra…

  • O usuário mediano de Orkut nem sabe o que subsidiária significa.

  • Paulo

    Eu na verdade acredito que o sucesso do orkut é o efeito "a primeira rede é a que pega", é muito dificil fazer alguem querer assinar o Facebook quando todos que vc conhece já estão no orkut. E o orkut também tem uma vantagem, é que ele não faz sucesso por ser uma rede de relacionamento … ele faz sucesso por você poder olhar a vida dos outros e poder olha perfil do sexo oposto (no facebook é mais dificil pela privacidade ser maior). Na verdade o Orkut é um grande site de paquera disfarçado, as pessoas entram e nao tem vergonha … pq na verdade eles entraram "para encontrar velhos amigos" … o que todos sabemos que não é o motivo principal ….

  • Na época em que o Orkut foi lançado nos EUA também foi lançado o Multiply, que era mais estavél, tinha mais opções de compartilhamento de informações e muito personalizavél, por isso o orkut não vingou.O Facebook só é sucesso hoje porque as pessoas estão se preocupando com a privacidade sem deixar de compartilhar. Como ela própriamente disse na entrevista que não houve um planejamento na criação do Orkut , por isso a rede não adquiriu "fôlego".

  • Eu prefiro Facebook à orkut, e olha que se eu fosse ter no orkut todos as pessoas que eu conheço pessoalmente teria uns 4000 amigos.

    Eu abandonei isso, hoje tenho orkut, mais só entro para ver as comunidades.

    Gosto da privacidade do Facebook, odeio bisbilhotar a vida dos outros e fico p*** quando bisbilhotam a minha.

    Eu acho que o orkut está melhorando, mais ele copia muito os recursos do Facebook. Isso é feio. Faz meses que o orkut lançou o chat e nada dele aparecer aqui. No Facebook eu tenho o chat à partir do momento que eu crio minha conta.

    Outros recursos que foram copiados pelo orkut são:
    – Marcação de fotos
    – Aplicações
    – Sugestão de amigos
    e várias outras coisas, e entre ficar com a cópia mal feita e a originalidade eu prefiro a segunda opção.

  • Daniel

    Vai me desculpar,
    mas assim como o GOOGLE informou:
    “Oh, Google, você quer dizer aquela subsidiária do orkut?'”.

    Estão nos chamando de burro, pequena parte do Brasil, pode acreditar isso por falta de acesso a cultura, mas não é a maioria, está longe de ser!

    Fico triste com tal opnião do Google!

  • Pingback: Orkut: do jeito que brasileiro gosta | underGoogle - Tudo sobre Google!()

  • Pingback: Saiba como funciona o novo orkut! | %date% | PodCats | Podcast e Blog - podcats.com.br()