Comissão Europeia quer Windows com múltipla-escolha de navegadores

14
52

firefoxchromeSegundo informações da France Presse, a Comissão Europeia poderá obrigar que a Microsoft implemente em seu sistema operacional Windows uma forma que possibilite aos usuários a escolha de navegadores de internet, incluindo concorrentes como Apple, Google ou Mozilla.

“A Comissão planeja ordenar que a Microsoft ofereça a seus usuários uma possibilidade efetiva de escolher qual navegador querem instalar no Windows no lugar ou junto do Internet Explorer, e qual querem ter como primeira opção”, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia.


No último dia 16 de janeiro, a Comissão Europeia alertou a Microsoft sobre “novas acusações de abuso de posição dominante na inclusão sistemática do navegador Internet Explorer em seu sistema operacional Windows”.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorApple libera novo e “chromado” Safari 4 Beta
Próximo artigoGoogle Toolbar 6 beta para Internet Explorer
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

14 COMENTÁRIOS

  1. Não tem nada a ver com o tema, mas… acessando hoje o Google News pt-br, tive a surpresa de ver uma foto não muito convencional para o padrão Google, era sobre a reportagem http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id… e a imagem era a mesma do que consta lá, e isso estava como noticia de destaque. Tenho o print confirmando. Será que houve algum erro no GN?

    abraços!

    • Leonardo, na verdade não existiu nenhum erro. O Google News apenas indexa as notícias através de fontes pré-estabelecidas e exibe. Diferente de uma capa do UOL, Terra ou Yahoo!, o Google News é simplesmente um robô.

  2. sinceramente, o pessoal perde tempo com bobagem, já que usuarios novatos, não ligam pra esse tipo de coisa, só querem saber q conseguem acessar sites e pronto. Tanto é que depois que se descobre mais coisas, nada impede de instalar outro navegador, que te agrade.

    "ofereça a seus usuários uma possibilidade efetiva de escolher qual navegador querem instalar no Windows", e quanto aos navegadores menos conhecidos, será que eles tbm terao a mesma oportunidade? já que se vai criar pra um, tem q criar pra todos…

    e o windows é da microsoft, qual o problema dela pre-instalar seus programas em um sistema q eles mesmo criaram?

    • Acredito que os navegadores abordados serão apenas os mais relevantes para a segurança do usuário. Também existe o contra-ponto de terem as mesmas tecnologias, o que cria opções em excesso.

      • Eu entendo ser necessário acabar com a GRANDE quantidade de usuários que "arregala" os olhos quando fica sabendo ser possível entrar na internet sem clicar na "Internet…".

        Meus pais são uns desses. ( – "Você entrou no seu e-mail? Nessa janelinha azul esquisita?")

    • Concordo com o Wyllian!!!

      O Windows é deles e ele fazem o que querem! Quando o Google colocou link para o Chrome na página inicial, a tal Comissão não falou nada!

  3. A UE está igual ao Ministério Público do Brasil: na falta do que fazer implica com alguém: aqui com o BBB, lá com a Microsoft. Se os concorrentes não tem competência pra fazer um SO para desbancar o Windows, querem obrigar o Windows a carregá-los… A Microsoft está certa: o sistema é seu e ela põe nele o que quiser. O Google e os outros que lancem seus próprios sistemas ou os usuários aprendam a acessar sites como o Baixaki (no caso do Brasil, mas lá na Europa o que não deve faltar são opções similares) e fazer um simples download, ora bolas!

  4. Odeio esta Comissão Européia, imagina se o Windows vem sem navegador.. Como eu irei acessar a Internet para baixar um navegador de minha escolha??? Será que precisarei COMPRAR em uma loja o cd de instalação do Google Chrome? do Firefox? do Internet Explorer? do Opera?

    E porque não reclamam do Linux que vem com o Firefox? (ta bem, ele é da Mozilla) e porque não reclam do Mac que vem com o Safari?

Comente!