Apple libera novo e “chromado” Safari 4 Beta

21
263

safarivista

A Apple disponibilizou hoje para Windows e Mac uma versão beta do navegador Safari 4 que implementa uma interface mais limpa e adiciona as tabs de navegação no topo, o que torna sua estrutura muito semelhante ao Google Chrome.


Com uma interface mais bonita e agradável, pelo menos em referência aos usuários de Windows, o novo produto da Apple também oferece a possibilidade de visualizar os sites mais visitados quando o navegador é aberto (ou quando ocorre a abertura de uma nova tab). Também é possível visualizar o histórico ou favoritos em formato visual, apresentando uma prévia das páginas anteriormente visitadas.

Além de empurrar as tabs para o topo do navegador, permitindo um maior aproveitamento da tela, a Apple promoveu um ajuste em sua tecnologia de JavaScript ao trazer o novo motor Nitro que é 30 vezes mais rápido que o Internet Explorer 7 e 3 vezes mais rápido que o Firefox 3, baseado em informações fornecidas pela iBench e SunSpider.  A Apple, no entanto, não compara sua nova plataforma com o sistema V8 do Chrome.

21 COMENTÁRIOS

    • Detestei o meio como as abas são tratadas, o botão de fechar à esquerda, elas ocupando 100% do espaço disponível e você só movê-las se clicar no canto direito são coisas terríveis pra mim.

      O Chrome inventou algo tão inovador, quando você tem mais abas abertas que pode caber na tela, ele redimensiona-as como a barra de tarefas do Windows, MAS se você fecha alguma, ele só redimensiona novamente para ocupar 100% quando o mouse sai, ou seja, quando você realmente terminou de fechar o que queria. Parece besteira mas com muitas abas isso se torna algo notável.

  1. Às vezes eu tenho a impressão de que o Chrome e o Safari não são concorrentes.
    Ou melhor, a Apple e a Google, em questão de browser.

  2. sim… o Google pouco se importa que utilizem as ideias. Desde essas que evoluam a web. O google e a web em geral só ganha. Como desenvolvedor em plataformas agradeçp

    • Eu acho que a Google fez um acordo com a Apple para usarem o WebKit num navegador forte (uma vez que eles têm diversos laços, como o mapas do iPhone) em troca da permissão de utilizarem inovações que o Chrome pudesse trazer. Veja o nome da máquina JavaScript: Nitro. Nitro e V8 são nomes bem parecidos.

      Ou não.

  3. Esta versão do Safari suporta o esquema de base de dados do HTML5:
    <a href=”http://webkit.org/misc/DatabaseExample.html” target=”_blank”>http://webkit.org/misc/DatabaseExample.html

    Totalmente com JavaScript (ou seja, offline), você pode acessar esta página, criar notas, fechar e quando reabrir estará da mesma forma. O Google Gears faz o mesmo, mas ter isso implementado por padrão num navegador me faz crer que os softwares em CD estão definitivamente com seus dias contados.

    E que a Apple volte os holofotes aos WebApps! hehe

    PS: Nem o Chrome (versão dev) tem o WebKit (ou é coisa do V8) com isso.

  4. Não é somente a interface que foi "inspirada" no Chrome. Trabalho com desenvolvimento web e percebi que até mesmo alguns bugs na renderização do javascript, observados somente no Chrome (isto exclui IE, Firefox e Opera), acontecem com o Safari. Coincidência ou não, acredito que, independente do nome (V8 ou Nitro), a máquina javascript de ambos os navegadores (Chrome e Safari) é a mesma.

  5. Eu gostava do Safari pra windows por causa do font smoothing, e o que eles fazem? Tiram a M*@37 do font smoothing.

    Não gostei.

  6. Não só não tiraram o font smoothing, mas, também, deixara uma opção pra definir o nível do smoothing.
    Mais uma sacada maravilhosa da Apple.
    Muito bom.
    Pelo pouco que eu usei o navegador está maravilhoso. Muito bom, leve e bonito.

  7. Eu quero um navegador safari que tenha função pra navegar na internet em windows xp, e não em computador com o sistema operacional Mac.

Comente!