Erro humano provoca falha no resultado de buscas do Google

7
97

Segundo explicação no blog oficial do Google, foi por ‘falha humana‘ o erro dos resultados das buscas realizadas num período de menos de 1 hora, que retornam com a mensagem “This site may harm your computer” (que traduzida ficarica como “Esse site pode danificar seu computador“), causando uma histeria entre diversos usuários do serviço, devidamente reportado por aqui já.

Na postagem, Marissa Mayer pede desculpas pelo ocorrido e explica que o Google aplica a mensagem acima quando é notório que o site hospeda algum tipo de arquivo malicioso, e que fazem isso como uma medida preventiva para evitar que os usuários do serviço visitem esses sites. A lista de sites é fornecida por uma ONG, a Stop Badware. E como essa lista precisa ser atualizada de vez em quando, o serviço é feito por pessoas e não por algorítimos.


Na última atualização, foi gerada uma url com valor ‘”/” e a mesma foi aplicada, fazendo com que qualquer site que termine em “/” fosse prejudicado na busca. “O erro foi corrigido em menos de 40 minutos”, ainda segundo Marissa. Ela termina pedindo novamente desculpas e prometendo um reforço na verificação dos arquivos para evitar problemas futuros.  

Problema resolvido. Só posso dizer que a histeria no twitter foi coletiva, basta conferir o número de vezes que a palavra ‘Google‘ aparece na busca de lá.  Enquanto eu aguardava um comunicado oficial, eu contei mais de 5 mil aparições num período de 10 minutos.

ATUALIZADO: O Google acaba de adicionar uma informação, em seu post oficial, que esclarece as dúvidas sobre quem teria a responsabilidade sobre as listas de sites críticos. Diferente do que foi anteriormente divulgado, o próprio Google é responsável pela geração das listas, a ONG Stop Badware colabora apenas com a manutenção e fornecimento de simples processos para que os webmasters possam remover seus websites da lista.

googleresults

7 COMENTÁRIOS

  1. Só corrigindo que não é falha humana e sim de processo. Pois teveria ter uma homologação da Lista antes de colocar na Produção do Sistema.
    O pessoal alivia muito só por ser Google, uma pena.

Comente!