Google Web Accelerator é descontinuado

4
72

webacceleratorComo notou hoje o blog Google Operating System, o Google removeu recentemente o link de download do Google Web Accelerator, “um sinal da descontinuação do desenvolvimento do produto”, reportou Alex Chitu.

webaccelerator2


Lançado em 2005, o Google Web Accelerator tinha como intenção otimizar a navegação em banda-larga com o conteúdo processado e armazenado nos servidores do Google. Para isso, utilizava diversas estratégias que tornavam o carregamento das páginas ainda mais rápido:

  • as solicitações de páginas eram enviadas diretamente para os servidores dedicados do Google Web Accelerator.
  • guardava cópias de páginas acessadas freqüentemente para torná-las rapidamente acessíveis.
  • baixava somente atualizações quando uma página da web era atualizada.
  • processava certas páginas com antecedência antes de transferir ao usuário.
  • gerenciava a conexão com a internet para reduzir delays.
  • comprimia os dados antes de enviar aos usuários.

“Google Web Accelerator foi um ótimo experimento que forneceu a nós um grande material para o desenvolvimento de novos produtos aos nossos usuários. Nós continuaremos a procurar novos meios de melhorar a experiência de pesquisas e conectar as pessoas a informação que elas desejam” disse um porta-voz do Google em 2008.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Reader anuncia melhorias de usabilidade
Próximo artigoGDrive: backup de arquivos online e armazenamento
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

4 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável.

    Se funcionava? Sim. acelerava e muito a nevagação, downloads não. Mas tinha vezes que ele deixava mais lenta a abertura de páginas.

    :/

Comente!