Novos Sinais do Google Web Drive [Gdrive]

3
117

Depois de surgir vestígios de um possível novo serviço chamado Google Web Drive na versão do Picasa para Mac, uma mudança recente no arquivo CSS do Google Apps revela a adição de uma class chamada “webdrive” e um novo ícone ().

webdriveapps


O Gdrive, como foi batizado pela blogosfera, funcionará como um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos. A idéia, que se baseia diretamente no conceito de computação em nuvem, ajudará o Google a trazer para a web os arquivos que prendem os usuários aos seus computadores.

Embora o Google tenha um histórico de oferecer produtos e serviços de forma gratuita, o Gdrive poderá ser disponibilizado com espaço limitado, mas apresentará um plano de expansão para quem necessitar de mais espaço, assim como ocorre atualmente com o Gmail e PicasaWeb.

Será esta a prova final que o aguardado Gdrive está para nascer?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDoodle: Dia da Austrália
Próximo artigoCampus Party 2009: A Desconexão?
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

3 COMENTÁRIOS

  1. Apesar de já fazermos uso do Gdrive de forma diversificada, termos um local para que possamos centralizar nossos arquivos seria muito interessante.

    Mas, ao mesmo tempo, temos de nos preocupar com o fato de mantermos nossos arquivos “nas nuvens”. Um backup local (nunca pensei que diria isso um dia) será altamente recomendável.

  2. Eu parei pra pensar e é meio natural a tela de arquivos do Google Docs se tornar a interface de navegação principal do Google Web Drive, já tem estrutura de pastas, lixeira, estrelas e tudo mais, só falta permitir qualquer tipo de arquivo com tamanho ilimitado.

    O que realmente vai fazer falta e não acredito que fique disponível logo de cara é a interface de conexão direta com os SO, tipo uma unidade no Windows Explorer. No fim das contas é um serviço pra bater de frente com o SkyDrive da Microsoft, com 25GB de espaço mas uma porcaria de interface… hehe

    E pelo que eu li esse produto está aí desde 2006, e isso tira minhas expectativas para um lançamento em breve. Pode ser que saia só em 2012…

  3. Pois é pessoal, e agora surgiram mais indícios de que realmente está para sair o novo GDrive.

    Essa seria a primeira descrição oficial do serviço, e foi encontrada em um arquivo JavaScript do Google.

Comente!